Domingo é dia de capoeira no Alto da Sé

Graças a um convênio firmado entre mestres capoeiristas e a Prefeitura, um belo espetáculo será apresentado no cartão postal da cidade.

Publicado por: adminolinda, em: 18/06/15 às 18:18
Capoeira. Foto: Rubatacchini

Foto: Rubatacchini

No próximo domingo, 21, será realizada a 2ª apresentação do Projeto Brinquedo da Capoeira, no Alto da Sé (próximo ao Mercado de Artesanato), a partir das 17h. O projeto reúne 10 mestres de capoeira de Olinda e está sendo executado graças a um convênio firmado com a Secretaria de Esportes da cidade.

A apresentação da capoeira será realizada de maneira diferente do que o público está acostumado a ver. Os dez mestres, vestidos de terno, vão mostrando os movimentos da capoeira um a um, de maneira coordenada. Além disso, são apresentados solos de berimbau. Tudo é ensaiado por eles antes, para que a apresentação seja um verdadeiro espetáculo.

O mestre Pacheco Angoleiro, criador do projeto, disse o seguinte sobre a apresentação: “ O que estamos querendo é que as pessoas vejam a capoeira como arte e não como briga. Queremos o mesmo reconhecimento que já existe na Europa e Estados Unidos, por exemplo”, argumentou o mestre.

O convênio firmado com a Prefeitura terá duração de seis meses e além das apresentações, que acontecerão mensalmente, inclui o mapeamento dos grupos de capoeira na cidade.  Os mestres que fazem parte do projeto são das seguintes localidades: Jardim Atlântico, Ouro Preto, Cohab 7RO, Peixinhos, V8, Barreira do Rosário e da Cidade Alta.