Notícias

Educação de Olinda ganha mais um reforço no ensino remoto

Cerca de 20 mil alunos do ensino inicial e anos finais serão beneficiados

Publicado por: Redação da Secom, em: 07/05/20 às 16:35

Por Patrícia Viviane

Com objetivo de fortalecer a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Olinda, no período em que se encontram fora das escolas, a Secretaria de Educação tem viabilizado ações de ensino remoto, desenvolvidas pelas equipes pedagógicas e professores. Entre elas, está a parceria com instituições como a Fundação Lemann, Imaginable Futures, Amplifica e Sincroniza Educação. O objetivo e de oferecer um suporte personalizado, conforme o cenário e as necessidades específicas dos alunos.

A iniciativa oferece a plataforma digital Simplifica, no endereço www.amplifica.me/simplifica, que vem para evidenciar a participação dos estudantes nas atividades remota complementares, abrangendo todas as áreas do conhecimento. No conteúdo estão trilhas pedagógicas para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, isso significa que mais de 19 mil estudantes podem ser beneficiados com uma nova rotina escolar e de aprendizagem.

Os gestores escolares e a equipe pedagógica tem incentivado os estudantes e pais quanto ao acesso e ao comprometimento para a realização das atividades, mantendo dessa forma uma rotina escolar e de aprendizagem. “O diferencial entre as plataformas é que, a do Simplifica tem vida útil definida, enquanto durar o período de isolamento social. Já as demais serão incorporadas como mais uma ferramenta pedagógica na Rede Municipal de Ensino, inclusive, colaborando no processo da formação continuada dos profissionais da educação”, esclarece a Secretária Executiva, Edilene Soares.

Segundo ela, todos os exercícios são elaborados pela equipe técnico-pedagógica da Diretoria de Ensino, dentro do planejamento bimestral, construído e validado pelos professores. As atividades contemplam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, na perspectiva de favorecer a continuidade dos estudos nesse período de suspensão das aulas.

COMO FUNCIONA – Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, todas as semanas o Programa Simplifica começará ou finalizará com um estímulo à saúde socioemocional de cada criança e terminam com um momento, com a comunidade, de partilha de descobertas. Para cada experiência há uma ficha técnica, apresentando todos os elementos estruturantes que a compõe. Além das experiências diárias de aprendizagem, neste modelo pedagógico, as crianças são estimuladas a organizarem o seu espaço e a construírem um Diário de Bordo para registro de todo o aprendizado.Para os anos finais, o formato é semelhante. Entre duas experiências, há também o momento de bem-estar, com 10 minutos de exercício físico para os adolescentes.

DISTÂNCIA PADRONIZADA – Hoje os estudantes da rede municipal de ensino de Olinda contam com três Plataformas Digitais, todas, em formato remoto. Elas tem como objetivo subsidiar os professores e os estudantes na continuidade do processo ensino-aprendizagem. O acervo, disponibilizado, através do hotsite https://educacao.olinda.pe.gov.br, é destinado tanto aos estudantes quanto aos professores de todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. Já os exercícios inseridos, semanalmente, na Plataforma Digital www.dteolinda.com.br/educacao – DTE OLINDA, são voltados especificamente, para os estudantes do 5º ao 9º ano.

%d blogueiros gostam disto: