Notícias

Educação de Olinda lança cartilha virtual Nenhum a Menos

Publicação tem como proposta evitar a evasão escolar por causa da pandemia da Covid-19

Publicado por: Redação da Secom, em: 05/06/20 às 17:07

A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda criou a cartilha virtual Nenhum a Menos. A publicação tem como objetivo manter a frequência diária das crianças na escola, ampliando o vínculo de pertencimento dos estudantes à unidade de ensino. Elaborada pela Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais, através da Diretoria de Acompanhamento Pedagógico dos Programas e Projetos Educacionais e Regularização Escolar – DAPPPRE, a cartilha representa a síntese do amplo diálogo entre a família e os estudantes.

De acordo com a diretora da DAPPPRE, Rosa Maria Rodrigues Silva, a ideia é fazer com que os estudantes passem a frequentar a escola diariamente e se sintam partícipe da comunidade escolar. Para isso, o projeto tem atividades de intensificação da participação dos estudantes na vida escolar e ações voltadas para a família, líderes comunitários, assistência social, entre outros. A finalidade é buscar o fortalecimento do protagonismo estudantil e o engajamento da família e sociedade.

A cartilha foi elaborada para que nesse período de isolamento social o estudante mantenha o vínculo com as escolas, evitando a evasão. De forma lúdica, o material traz a importância da participação dos estudantes nas atividades propostas pelos professores, além de evidenciar os cuidados para prevenção da contaminação do novo Coronavìrus.

Para o gestor escolar, Flávio Tavares, da Escola Pastor David Richard Blackburn, localizada no Alto da Bondade, a cartilha virtual foi montada de uma forma que consegue chamar a atenção das crianças, colocando personagens infantis – onde os estudantes têm a oportunidade de representar-, o que faz com que eles se identifiquem. “E neste sentido, ela vem para reforçar ainda mais o nosso trabalho, quem já estamos desenvolvendo nas plataformas virtuais como a Simplifica, esclarecendo os pais sobre esse novo processo de construção do conhecimento”. Ainda segundo o professor, a aplicação da cartilha vem reforçar o projeto Olinda, patrimônio que Educa. “A cartilha Nenhum a Menos traduz perfeitamente todo este trabalho e garra que os professores estão fazendo por nossas crianças”, finalizou o gestor.

A Escola Pastor David Richard Blackburn tem 777 estudantes matriculados, desde educacao infantil a Educação de Jovens e Adultos De acordo com o diretor da escola, mais de 60% dos estudantes aderiram as aulas de ensino remoto. A Cartilha Nenhum a Menos teve a participação da técnica pedagógica, Noeme Araújo de Souza, que faz parte da Divisão de Tecnologia de Olinda. Ela deu vida a cartilha através da criação gráfica e animação.

Ao receber o arquivo, os diretores escolares encaminharam para todos os professores que estão engajados no ensino remoto que repassaram para os pais e estudantes, via WhatsApp. Além de sanar as dúvidas e reforçar a importância do elo entre escola, estudantes e pais, o projeto espera também alcançar e ser motivador para aqueles estudantes que ainda estão de fora. Além dos professores, o público pode ter acesso a Cartilha virtual Nenhum a Menos – Olinda 2020, no Youtube, que em menos de 24 horas já teve mais de 136 visualizações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: