Notícias

Educação de Olinda promove seleção de alunos para concurso de leitura

Seleção aconteceu nesta segunda (22), no auditório da Secretaria de Educação. De 30 crianças, uma vai representar a cidade no 3º Concurso Ler Bem, promovido pela Aspa

Publicado por: Secom, em: 22/04/13 às 16:15
Os alunos foram escolhidos após avaliação da leitura de textos selecionados pela Secretaria de Educação. Foto: Toni Santanna/Pref. Olinda

Os alunos foram escolhidos após avaliação da leitura de textos selecionados pela Secretaria de Educação. Foto: Toni Santanna/Pref. Olinda

Trinta estudantes do 4º ano, do Ensino Fundamental, participaram, na manhã desta segunda (22), do primeiro Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda (Clemo). A seleção visa eleger o aluno que representará a cidade no 3º Concurso Ler Bem, da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). Além das explanações dos pequenos leitores, a programação do dia contou com apresentações culturais das escolas e a exibição do curta “Felicidade Clandestina”, baseado no conto de Clarice Lispector.

Os alunos foram escolhidos após avaliação da leitura de textos selecionados pela Secretaria de Educação, seguindo os critérios da Aspa para espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação, nos gêneros literários da fábula, poema e conto. Até chegarem ao Clemo, os 30 estudantes passaram por duas etapas de seleção. Na primeira, foi escolhido um aluno de cada sala de aula, depois foi classificado um estudante de cada unidade de ensino.

A escolha do representante de todas as escolas aconteceu nesta segunda (22), no 1º Clemo. Forma classificados Bianca Laysa Rocha de Araújo Monteiro, da escola Professor Wilson de Souza (3º lugar); Emylle Vitória Mendes da Silva, da escola Alto da Macaíba (2º lugar) e Thalisson Felipe Cavalcanti da Silva, da escola Pró Menor, em 1º lugar, eleito para representar a cidade no Ler Bem, que inicia em junho.

LER BEM – O concurso de incentivo à leitura, que é promovido pela Aspa, está na sua terceira edição e  vai acontecer a partir de junho, em três fases classificatórias. Na primeira fase, os 36 municípios inscritos serão divididos e agrupados em quatro regiões, cada uma com nove alunos. Nessa etapa, todos os alunos receberão jogos educativos e os três primeiros colocados receberão um tablet e um livro.

Na segunda fase, que acontece em agosto, de cada região serão classificados três candidatos, totalizando 12 para a etapa final. Os 12 pré-selecionados receberão um notebook.

Na última fase, prevista para acontecer em outubro, os três primeiros colocados receberão como prêmio especial, uma participação no 13º Encontro Aspa, com hospedagem gratuita, em hotel de luxo fechado exclusivamente para o evento. Também serão premiados com a hospedagem os pais ou responsáveis legais do aluno, o professor, o supervisor e o gestor da escola, além do secretário de Educação do Município Vencedor.

%d blogueiros gostam disto: