Notícias

Educação de Olinda recebe projeto Abraçando a Escola

Iniciativa foi apresentada nesta terça (7), na Escola Sagrado Coração de Jesus

Publicado por: Secom, em: 07/05/19 às 15:27

Por Pattricia Viviane
Imagens: Alice Mafra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reduzir a evasão escolar, diminuir índices de violência e construir uma consciência cidadã entre a juventude são algumas das missões do projeto Abraçando a Escola, desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco e agora terá a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda como parceira. Seu lançamento no município ocorreu nesta terça-feira (7), na Escola Sagrado Coração Jesus, Amaro Branco.

Na cerimônia de lançamento cerca de 200 estudantes, do 6º ao 9º ano, ficaram atentos a preceitos básicos de convivência como: não falsificar assinatura no boletim escolar, não furar fila, não filar, entre outros. O promotor de justiça Aguinaldo Fenelon ministrou a palestra “O que você tem a ver com corrupção?”, que estimulou a conscientização dos jovens a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

“Aqui não se falou de corrupção e sim de crescimento, ética e cidadania. Isso é educação.  A importância de ser diferente faz parte do nosso processo de transformação. Eu acredito em Olinda e no poder na sua escola pública, pois o único caminho na unidade de ensino está na dedicação. A decisão de lutar para o bem está em nossas mãos, principalmente a corrupção em casa, na comunidade e na escola”, enfatizou promotor de justiça Aguinaldo Fenelon, de maneira leve e didática.

A palestra também foi assistida pelo secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, que parabenizou o projeto do Ministério Público de Pernambuco, do qual o promotor levanta bandeira na educação. “Sinto-me muito feliz do Abraçando a Escola ter alcançado a Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, que é hoje uma referência em nossa rede de ensino. Este é um momento único onde nossos estudantes só tendem a ganhar com este aprendizado”, destacou o secretário.

De acordo com o líder comunitário Waldir Miranda, a palestra do promotor foi muito rica de exemplos sobre o tema que incentiva o processo de valorização no bairro e na própria escola.  “O nosso papel vai além de só reclamar. Os jovens não são o futuro, são o presente. É preciso atitude. As pessoas necessitam entender que tudo depende delas. A gente não pode desistir na primeira queda, podemos fazer diferente!”, finalizou o líder, que há mais de 20 anos luta em prol da comunidade. Também participaram do encontro a secretária de Gestão, Lívia Álvaro, professores, gestores e coordenadores.

ABRAÇANDO A ESCOLA | O projeto tem o objetivo de elevar a autoestima entre os jovens, apoiar o trabalho do professor para que ele possa exercer seu ofício em parceria com as autoridades como representantes do Ministério Público, médicos, policiais civis e militares, entre outros. O projeto Abraçando a Escola será realizado por meio de encontros quinzenalmente nas escolas municipais, criando-se o hábito das autoridades estarem cada vez mais dentro da unidade de ensino.

%d blogueiros gostam disto: