Notícias

Educação de Olinda se reúne para a elaboração do Plano Plurianual (PPA)

O PPA determina metas no índice de desenvolvimento da Educação Básica de Olinda

Publicado por: Redação da Secom, em: 21/07/21 às 16:01

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto e fotos: Pattricia Viviane

A Secretaria Municipal de Educação de Olinda realizou nesta quarta-feira (21) uma reunião técnica com a participação de Departamentos Pedagógicos, Recursos Humanos, Financeiro, Conselhos e líderes do Sindicato dos Professores. O secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, e os executivos, de Gestão, Marcílio Valença e de Programa e Políticas Educacionais, Edilene Soares, também participaram do encontro, que teve como ponto principal a elaboração do Plano Plurianual (PPA) da Educação 2022-2025.

“É um instrumento importantíssimo de planejamento de gestão pública, que vai conduzir as nossas ações ao longo desse período 2022-2025. Temos que ter muita atenção e cuidado, pois as ações colocadas no PPA serão executadas na Rede Municipal de Ensino de Olinda. É importante que cada departamento/setor cumpra a sua missão com engajamento e colaboração para juntos darmos apoio na construção deste PPA. São decisões que vamos tomar com essa equipe, que irão refletir na educação do município de Olinda. Imaginem a nossa responsabilidade e, legalmente, temos que cumprir prazos para a produção desse novo documento. É fundamental a definição de uma agenda positiva, dentro de cada departamento, para leitura, avaliação de projetos e diálogo sobre a continuidade desses e previsão de novas iniciativas, visando a fluidez do processo de construção do PPA e a consolidação dos projetos e atividades a serem inseridos nesse”, explicou o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva .

A reunião aconteceu na Biblioteca Pública de Olinda e foi conduzida pelo técnico de Orçamento da Diretoria Financeira, prof. Waldemir Pereira, que seguiu com a apresentação de slides abordando os principais aspectos da construção do PPA da Educação em Olinda, como conceitos básicos, eixos e programas, execuções pedagógicas e muito mais. De acordo com Waldernir, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio fez questão de participar da elaboração do PPA e enviou 68 sugestões de ideias para serem consideradas na elaboração do plano. Durante a apresentação, a secretária executiva de Programa e Políticas Educacionais, Edilene Soares, revelou que o Plano Plurianual ainda prevê algo bem inovador durante a gestão do Prefeito Prof. Lupércio: a bonificação para os profissionais da Educação pelo alcance de metas no índice de desenvolvimento da Educação Básica de Olinda.

Também estiveram presentes os representantes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) Conselho de Alimentação (Merenda), da Educação, e líderes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos.

%d blogueiros gostam disto: