Notícias

Educação de Olinda sela parceria com o Espaço Ciência

Iniciativa busca estimular a utilização do método científico e experimental nas escolas

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/02/19 às 12:51

A Prefeitura de Olinda, em parceria com o Espaço Ciência, realizou, nesta terça-feira (12.02), o primeiro seminário de formação para servidores da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude. A iniciativa teve como objetivo estimular a utilização do método científico e experimental nas escolas, no desenvolvimento de projetos ao longo do ano letivo.

O encontro reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos da rede de ensino. O grupo teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos acerca do papel das feiras de ciências na construção da aprendizagem.

Para o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza e Silva, esta parceria com o Espaço Ciência é fundamental na promoção da cultura científica. Segundo ele, a união de forças vai estimular o ensino e a aprendizagem por investigação, incentivando a curiosidade científica e motivando estudantes da nossa rede a apresentar projetos inovadores.

“Em pleno século XXI não é possível pensar no ensino como uma via de mão única, onde o professor passa conhecimento e os alunos apenas absorvem. É preciso estimular, inspirar os alunos, impulsionar a sua criatividade”, ressaltou o secretário.

Segundo o diretor do Espaço Ciência e coordenador da Ciência Jovem, Antônio Carlos Pavão, esta parceria com Olinda busca estimular professores e alunos a executar trabalhos científicos de forma integrada ao currículo da escola. “As feiras podem ser uma grande oportunidade para que se possa aprender e ensinar fazendo ciência”, enfatizou.

Os Jovens cientistas de Olinda terão seus projetos selecionados para uma feira no Espaço Ciência de Pernambuco que concorrerá com vários municípios do Estado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Pattrícia Viviane / Fotos: Júlio Santos

%d blogueiros gostam disto: