Educação de Olinda sela parceria com o Espaço Ciência

Iniciativa busca estimular a utilização do método científico e experimental nas escolas

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/02/19 às 12:51

A Prefeitura de Olinda, em parceria com o Espaço Ciência, realizou, nesta terça-feira (12.02), o primeiro seminário de formação para servidores da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude. A iniciativa teve como objetivo estimular a utilização do método científico e experimental nas escolas, no desenvolvimento de projetos ao longo do ano letivo.

O encontro reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos da rede de ensino. O grupo teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos acerca do papel das feiras de ciências na construção da aprendizagem.

Para o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza e Silva, esta parceria com o Espaço Ciência é fundamental na promoção da cultura científica. Segundo ele, a união de forças vai estimular o ensino e a aprendizagem por investigação, incentivando a curiosidade científica e motivando estudantes da nossa rede a apresentar projetos inovadores.

“Em pleno século XXI não é possível pensar no ensino como uma via de mão única, onde o professor passa conhecimento e os alunos apenas absorvem. É preciso estimular, inspirar os alunos, impulsionar a sua criatividade”, ressaltou o secretário.

Segundo o diretor do Espaço Ciência e coordenador da Ciência Jovem, Antônio Carlos Pavão, esta parceria com Olinda busca estimular professores e alunos a executar trabalhos científicos de forma integrada ao currículo da escola. “As feiras podem ser uma grande oportunidade para que se possa aprender e ensinar fazendo ciência”, enfatizou.

Os Jovens cientistas de Olinda terão seus projetos selecionados para uma feira no Espaço Ciência de Pernambuco que concorrerá com vários municípios do Estado.

Texto: Pattrícia Viviane / Fotos: Júlio Santos