Notícias

Educação de Olinda vai oferecer aulas do EJA aos reeducandos

Interessados que estão vinculados ao município terão a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental

Publicado por: Redação da Secom, em: 14/05/19 às 12:09

Foto: Prefeitura de Olinda

Uma segunda chance. Essa é a sensação dos reeducandos inseridos no mercado de trabalho através da Secretaria de Infraestrutura de Olinda. Agora, outra oportunidade está prestes a dar o pontapé inicial. O prefeito Professor Lupércio, anunciou nesta terça-feira (14.05) que todos os apenados que não concluíram o Ensino Fundamental poderão estudar no período noturno, e com tudo que tem direito: farda, merenda e material. A sistemática utilizada será a mesma do EJA – Educação de Jovens e Adultos, e tem início no segundo semestre deste ano.

Ao lado do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o prefeito de Olinda anunciou a novidade em encontro com os reeducandos no auditório do Palácio dos Governadores, Varadouro. Além da novidade na educação, o gestor municipal garantiu que novas praças serão construídas pelos reeducandos, e eles receberão melhorias no Equipamento de Proteção Individual (EPI) e continuarão tendo o direito a um salário, além da redução da pena.

“Eles têm muito valor para nós, têm feito a diferença aqui no município. Todos os secretários e eu estamos muito satisfeitos. Nunca é tarde para estudar, eu mesmo sou um exemplo. Terminei tarde o Ensino Médio. Hoje sou professor de Matemática e bacharel em Direito. Então a nossa Secretaria de Educação, com o apoio do Governo do Estado, está de parabéns por essa iniciativa”, destacou o prefeito.

Foto: Prefeitura de Olinda

De acordo com o Governo do Estado, Olinda é o município que mais contrata reeducandos. São 207 no total, mais que Recife e Jaboatão dos Guararapes juntos, ainda segundo o Estado. Em Pernambuco, são quase mil.

“Isso mostra que Lupércio quer ajudar quem mais precisa. Nosso Brasil tem muito desemprego, e eles estão com essa oportunidade. De uma forma geral, todos têm aproveitado bem, pois temos somente 1% de rescisão no Estado. O prefeito tem compromisso de vida, poucos no órgão público têm essa sensibilidade. Tenho muita honra de estar com ele por tudo que representa”, comemorou Pedro Eurico.

Ao final da reunião, funcionários da Prefeitura iniciaram o cadastro dos reeducandos com a finalidade de identificar até qual série eles cursaram e tiraram dúvidas de todos. Uma delas, visivelmente emocionada, agradeceu pelas novas chances. “Estamos muito felizes, sem palavras. Só resta agradecer ao prefeito pela oportunidade que estamos recebendo. Vamos esquecer tudo o que passou e mirar para frente, para o presente”.

EFEITOS – A parceria entre a Prefeitura de Olinda e o Governo de Pernambuco tem gerado trabalho em troca de redução de pena e reinserção social aos detentos dos regimes aberto e semiaberto do Estado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

%d blogueiros gostam disto: