Educação inicia formação continuada de assistentes pedagógicos

Parceria com Ministério do Trabalho leva tema da erradicação do trabalho infantil para sala de aula

Publicado por: Secom, em: 04/03/10 às 16:15
Formação Continuada de Assistentes Pedagógicos

Formação Continuada de Assistentes Pedagógicos. Foto: Chico Atanásio/Pref.Olinda

A Secretaria de Educação iniciou nesta quinta-feira (04) a Formação Continuada com os assistentes pedagógicos da rede. Na pauta do evento uma abordagem sobre “Gênero e Diversidade na Escola”, pela Divisão de Inclusão (Gênero e Etnia) da Diretoria de Ensino do município e uma temática especial sobre “Como abordar o trabalho infantil em sala de aula”, proferida pela promotora Débora Tito, do Ministério Público do Trabalho. A Formação acontece um dia a cada mês, durante todo o ano.

A capacitação começou às 8h e vai até às 12h para o primeiro grupo de assistentes e segue com o segundo grupo das 14h às 17h, no auditório Nelson Correia, Secretaria de Educação, Rua 15 de novembro, 184. Ao todo participam da formação cerca de 90 assistentes pedagógicos. Fátima Guerra, chefe do departamento de educação básica, explica que a temática do gênero foi escolhida pela proximidade com o dia 08 de março quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, que está completando este ano, 100 anos de celebração.

Já com relação à abordagem da erradicação do trabalho infantil, a promotora do Ministério do Trabalho, Débora Tito, ressalta que é uma parceria nacional de adesão voluntária cujo objetivo principal é levar o tema às escolas públicas. “Queremos quebrar a cultura que o trabalho infantil é bom para a criança pobre. A idéia é disseminar uma mensagem duradoura e de conscientização”, explicou.

A prefeitura de Olinda e algumas outras prefeituras aderiram ao projeto e estarão usando material de apoio pedagógico sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente distribuído pelo Ministério. A culminância do projeto é em junho, quando as crianças vão mostrar o que aprenderam.