Educação lança 5ª edição da revista Troca-Troca na Fliporto

A revista vai expor 46 projetos didáticos, que foram criados por 50 professores e desenvolvidos em salas de aula de 28 escolas da rede municipal de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 11/11/11 às 14:53
Escola Duarte Coelho. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Secretaria de Educação de Olinda lança hoje (11), às 16h, a 5ª edição da revista Troca-Troca na VII Festa Literária de Pernambuco (Fliporto). Durante o evento, professores da rede estarão versando sobre alguns dos projetos bem sucedidos, que estão publicados na revista. Na ocasião, estarão presentes o secretário de Educação Paulo Valença, e os secretários executivos de Educação, Ana Santana e Francisco Santos.

Nesta quinta edição, a revista vai expor 46 projetos didáticos que foram criados por 50 professores e desenvolvidos em salas de aula de 28 escolas da rede. Na revista, cada docente relata os passos do projeto, desde idealização até os resultados obtidos na vivência. “A revista possibilita a divulgação dos resultados das práticas inovadoras da Educação Básica das Escolas Públicas Municipais”, explica a diretora de Ensino Edneide César.

O projeto Troca-Troca Experiências Educacionais foi criado em 2001, pela Secretaria de Educação de Olinda, com a intenção de incentivar e valorizar os projetos pedagógicos dos professores da rede. Com ele, os docentes podem publicar e socializar as experiências na revista “Troca-Troca” e concorrer a prêmios no concurso “Anita Paes Barreto”, criado dentro do projeto para condecorar os docentes.

Em paralelo ao “Troca-Troca”, a Secretaria colocou em prática uma série de outras ações para enriquecer e estimular o exercício da profissão e melhorar a qualidade do ensino no município, entre elas, a formação continuada de professores com capacitações, cursos e oficinas, a implantação de uma Política de Leitura, a inserção de ferramentas tecnológicas no processo educacional, e a contratação de professores por intermédio de concursos públicos.