Educação realiza encontro do Gestar II com recital de Newton Banks Jr.

O recital é gratuito e acontece no auditório da Secretaria de Educação, às 15h

Publicado por: Secom, em: 20/07/10 às 16:25
Violino - Foto: Jonathan King/Stock XCHNG

Recital de violino funcionando como aula-espetáculo no encontro do Gestar II - Foto: Jonathan King/Stock XCHNG

Professores e alunos da rede municipal de ensino poderão assistir, na próxima quarta-feira (21), a apresentação acústica especial do violonista Newton Banks Jr, durante o encontro do Gestar II (Programa Gestão da aprendizagem Escolar) desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com o MEC. O evento acontece no auditório Nelson Correia, localizado na Secretaria de Educação, Rua 15 de Novembro, 184, a partir das 14h.

O encontro faz parte da cronograma mensal de atividades do programa para apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas. Esse mês será exposta a experiência “A Leitura na Linguagem Musical” de autoria da Escola Claudino Leal e já vivenciada em várias outras escolas da rede.

De acordo com a professora responsável pelo programa de Língua Portuguesa, Edvanea Maria, o diferencial desse encontro, além do recital do violonista, é a participação do aluno. “Vamos trazer os alunos para que eles possam entender todo o processo e perceber o alcance do projeto que eles desenvolvem em sala de aula. Isso vai favorecer a auto-estima deles”, acrescenta.

Ainda de acordo com Edvanea, o recital de Newton Banks Jr, que será uma aula espetáculo, vai fazer com que alunos e professores aprofundem seus conhecimentos sobre o tema do projeto. “A idéia é aproximar ainda mais a teoria da prática”, enfatiza.

O Gestar II é destinado aos professores de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. O Programa é um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões prático-teóricas. Entre os objetivos estão a promoção de melhorias no processo ensino-aprendizagem, aperfeiçoamento e autonomia do professor e o desenvolvimento de um trabalho com base em habilidades e competências.

Newton Banks Jr, violinista cujo repertório está baseado em clássicos da MPB, principalmente na obra do compositor Heitor Villa-Lobos, já tocou na Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, na Camerata Pernambucana e criou o grupo Câmara Trio. Além de músico, ele também é formado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com especialização em história da música pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente, dá aulas de violão erudito no Centro de Educação Musical de Olinda – CEMO e ensina a disciplina história da música na Escola Estadual Cônego Jonas Taurino, no bairro de Aguazinha, em Olinda. Newton Jr. começou a aprender a tocar violão no Conservatório Pernambucano de Música-CPM em meados da década de 80, onde estudou durante cinco anos. O músico já participou de uma série de concertos realizados em teatros e universidades do Recife, além de ter feito apresentações em João Pessoa, Natal, Brasília, Londrina e Campos do Jordão.

PROGRAMA do Recital

1 – J.S. Bach (Ale) ………………………………. Prelúdio Nº 1