Educação realiza primeiro seminário do ano para gestores

O objetivo do encontro é formar os gestores eleitos sobre os detalhes dos programas do Governo Federal, realizados em parceria com o município

Publicado por: adminolinda, em: 16/03/15 às 17:20

estudos-portal---educacao-----16-03-2015Durante os períodos da manhã e da tarde da última quarta-feira (11), foi realizado, no auditório Nelson Correia, situado na sede da Secretaria de Educação de Olinda, o primeiro Seminário de Gestores de 2015. O evento recebeu diretores e vice-diretores das 63 unidades escolares da rede municipal de ensino e contou com uma programação vasta que objetivou formar os gestores eleitos em detalhes relativos aos programas governamentais em parceria com o município que são realizados nas escolas.

A diretora de Programas e Projetos Educacionais, Josiane Sandes, fez a abertura do evento acolhendo os participantes. “Temos objetivo de tirar quaisquer dúvidas sobre os programas do Governo Federal, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. São programas que nos ajudam a garantir uma educação de qualidade”, diz ela. O evento teve início com uma apresentação cultural dos estudantes participantes do programa Mais Cultura da Escola Monsenhor Viana. Com a ajuda das artistas voluntárias Taiane e Fernanda, participantes do Coco das Afilhadas, as crianças deram uma palhinha do projeto Construindo a Cultura Afro Indígena, criado em agosto de 2014. Antes de cantarem, tocarem e dançarem os cocos de roda, alguns dos estudantes deram depoimentos do quanto o programa foi estimulador na vida deles, como é o caso de Marlon. “Eu era muito nervoso, fiquei menos. Eu também tinha problemas para falar e melhorei. O projeto é muito legal, aprendemos muito sobre a Selma do Coco”, diz ele.

Em seguida, o secretário de Educação em exercício, André Cândido, parabenizou à escola e ao trabalho das professoras e falou sobre a importância do evento. “Este é um momento muito importante para dar esclarecimentos sobre os recursos desses programas do Governo Federal, orientar em como utilizá-los e fornecer informações sobre o funcionamento da secretaria. A secretaria está, sempre, à disposição para conversarmos e recebermos sugestões. Precisamos da cooperação de vocês que são o nosso link direto com o trabalho desenvolvido com as crianças de Olinda”, diz ele.

A secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais, Edineide César, falou da importância de se entender sobre o uso dos recursos vindos tanto do Governo Federal quanto da Secretaria. “É, também, importante que no nosso planejamento pedagógico anual tenhamos o Projeto Político Pedagógico das escolas. Nosso objetivo com os programas governamentais vai além de deixar a criança mais tempo na escola, é necessário que utilizemos isso em favor do aprendizado. Todas as manifestações artísticas e trabalhos realizados através dos programas podem e devem ser utilizados em sala de aula”, diz ela. Em seguida, a diretora de Ensino, Edileuza Gomes, falou sobre a importância das formações para o aprendizado. “Não podemos ver os temas trabalhados aqui de forma isolada. Precisamos atrelar esses programas ao ensino. Muito do que irá ser dito, aqui, será de fundamental importância para os gestores recém eleitos. Não fiquem com dúvidas, temos uma equipe capacitada para atender vocês”, diz ela.

A programação do evento contou com orientações de parceiros e técnicos da Secretaria de Educação como a coordenadora do Programa Saúde na Escola de Olinda, Maria Clara, Lyza Jennifer, chefe do Departamento de Gestão Escolar, e Adriano Alves, chefe da Divisão da Diretoria Financeira. Entre os temas a serem abordados estiveram o funcionamento da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), do Plano de Ações Articuladas (PAR) e o relatório de prestações de contas dos programas.

Os gestores aprovaram a iniciativa da Secretaria de Educação. “É um momento único para discutirmos os programas, recebermos orientações e tirarmos dúvidas. Adorei o material porque explica, minuciosamente, as informações sobre os programas”, diz Ana Maria de Santana, vice-diretora da Escola Sagrado Coração de Jesus.

Todos os gestores receberam certificado de participação na formação e uma pasta com duas cartilhas com conceitos de cada programa e orientações sobre a prestação de contas.