Educação reedita Brigada Paulo Freire – Por uma Olinda Alfabetizada

A sociedade pode ser parceira na redução do indice de analfabetimo do município indicando alunos, cedendo espaços para desenvolvimento das aulas, doando material, entre outros.

Publicado por: Secom, em: 24/08/10 às 13:43
Foto de Paulo Freire - Foto: revistaraiz.uol.com.br

Paulo Freire foi importante educador e filósofo brasileiro, com destacado trabalho na área de Educação Popular - Foto: revistaraiz.uol.com.br

Mais apoio para jovens, adultos e idosos que querem aprender a ler e escrever. A Secretaria de Educação de Olinda reedita o projeto municipal Brigada Paulo Freire – Por uma Olinda Alfabetizada. O lançamento da nova etapa de trabalho acontece na próxima quarta-feira (25) às 16h no auditório Nelson Correia, Secretaria de Educação, Rua 15 de Novembro, 184.

Após o lançamento, a equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos de Olinda inicia o cadastramento dos alunos, em todas as escolas e postos de saúde da rede municipal. A Brigada Paulo Freire se propõe principalmente a angariar parceiros na sociedade com objetivo de diminuir o índice de analfabetismo no município.

De acordo com a chefe da divisão de EJA, Jaciara França, desde 2001, Olinda vem colocando o combate ao analfabetismo como uma das prioridades da política educacional do município. Dados do último Censo do IBGE (2001) apontavam que 26.839 olindenses com mais de 15 anos ainda se encontravam analfabetos, o que significa 9,93% da população total da cidade nessa faixa etária.

Jaciara explica que em 2003 o trabalho de combate ao analfabetismo ganhou força com o Programa Federal Brasil Alfabetizado. “A partir daí somamos esforços e já alcançamos mais de 23 mil jovens e adultos atendidos pelo Programa e pelas turmas regulares das escolas municipais”, comemora.

Qualquer pessoa pode ser parceiro da Brigada Paulo Freire, indicando alunos, cedendo espaços para desenvolvimento das aulas, doando material, entre outras. Para mais informações sobre como colaborar, entrar em contato com a Divisão de Educação de Jovens e Adultos de Olinda – fones: 3305.1096/1098