Educadores de Olinda participam de Congresso para formação e fortalecimento de práticas pedagógicas

Profissionais renomados como Celso Vasconcellos, Hamilton Werneck e Cipriano Luckesi estarão à frente das palestras

Publicado por: Secom, em: 05/08/13 às 17:12
A ideia é promover a melhoria  do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A ideia é promover a melhoria do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de ensino vão estar reunidos nestas quarta e quinta-feira, 07 e 08 de agosto, no I Congresso Municipal de Educação, que será realizado no Centro de Convenções, em Olinda, no bairro de Salgadinho. O evento, promovido pela Secretaria de Educação do município, deve reunir cerca de 1.400 educadores que vão prever ações de formação, valorização e fortalecimento da prática pedagógica.

A ideia é promover a melhoria  do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, através do desenvolvimento profissional dos professores, e o incentivo à apropriação coletiva do conhecimento pedagógico científico.

Tendo como tema  o “Processo Avaliativo: Desafio na Contemporaneidade”, o congresso vai trazer nomes importantes no setor, como o doutor em educação, filósofo e pesquisador, Celso Vasconcellos; o orientador educacional e administrador escolar professor Hamilton Werneck; o doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, Cipriano Luckesi; e a mestra em políticas educacionais pela Universidade Federal de Pernambuco, Cida Freire. A intenção é levar reflexões pertinentes à comunidade escolar, que possui o compromisso do fazer pedagógico, mesmo diante das constantes mudanças da vida contemporânea.

Para a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto, o congresso é uma oportunidade ímpar, para os professores, educadores e gestores da rede de ensino. “Entendemos a formação do educador como um instrumento de fundamental importância para sua atuação, como mediador da construção do conhecimento junto à comunidade escolar. Por isso, este evento certamente vai contribuir para fortalecer a postura crítica dos profissionais e a consequente transformação pedagógica na cidade”, concluiu.