Em Olinda, animais abandonados são recolhidos das ruas

Novo espaço de acolhimento conta com instalações modernas e o acompanhamento de veterinários

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/02/21 às 17:47

A Prefeitura de Olinda segue com o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte, abandonados irregularmente nas vias públicas. Nesta terça-feira (09.02), foram apreendidos mais três cavalos, que estavam soltos nas imediações da Avenida Pan Nordestina, no bairro do Guadalupe; além da Rua São Miguel, no Amaro Branco. Ambos foram recolhidos para a base, localizada no bairro de Ouro Preto, na Zona Rural do município.

O novo Centro de Acolhimento Animal de Olinda conta com instalações amplas e modernas, capazes de oferecer alimentação, tratamento e todo o conforto necessário, dispondo de médicos veterinários e demais profissionais especializados. O trabalho de retirada inclui cavalos, bois, vacas, jumentos, entre outros, que estejam circulando ou acomodados nas ruas, avenidas, praças e demais áreas urbanas, oferecendo riscos para sua integridade, além da ameaça de acidentes para pedestres e condutores de veículos.

Para acionar o serviço, a população pode entrar em contato por meio do número 3439-5535, que opera de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30.

Os responsáveis pelos animais terão um prazo, de até cinco dias, para se dirigir até a Secretaria da Fazenda de Olinda, localizada no Varadouro, para realizarem a solicitação de retirada. O procedimento inclui o pagamento de uma taxa, correspondente ao código tributário do município. Aqueles que não forem procurados serão tratados e, após o devido cadastro, doados para instituições públicas ou filantrópicas.

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, mantém, de forma rotineira, as ações de conscientização com a população para que não abandonem os animais, alertando sobre maus-tratos e os demais pontos previstos na legislação. As pessoas reincidentes nesta prática já vêm sendo identificadas, por meio de um trabalho de fiscalização em diversos pontos da cidade.