Notícias

Em Olinda, concurso estimula o gosto pela leitura

Atividade mobilizou cerca de 2,5 mil estudantes

Publicado por: Redação da Secom, em: 03/06/19 às 15:54

Foto: Sandro Barros / PMO

O estímulo ao prazer pela leitura marca, nesta terça-feira (4), a final do VII Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda (CLEMO). O encontro acontece, a partir das 13h, no auditório da Prefeitura de Olinda, no Sítio Histórico, onde serão escolhidos os três estudantes com as melhores colocações. A iniciativa busca promover o acesso aos livros, oportunizando a ampliação do conhecimento e da cultura.

O concurso envolveu 45 escolas da Rede Municipal e, aproximadamente, 2,5 mil estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental. A disputa foi realizada em três etapas. Na semifinal, dez estudantes que obtiveram as maiores notas foram selecionados para esta última fase. O primeiro lugar na disputa representará o município no projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores/ASPA – 9º Concurso Ler Bem (Edição 2019).

Ewerton Nascimento Silva, 12 anos, estudante do 5º ano da Escola Criança Feliz, diz que costuma ler quatro livros por ano. “Gosto muito de ler sobre aventura e ação”, contou. Sua amiga, Emily Silva, 10 anos, diz que ler mais de dez livros por ano. “É na leitura que aprendo a escrever mais, conheço mais o mundo”, disse.

O CLEMO é promovido pela Secretaria de Programas e Políticas Educacionais (SEPPE), através da Divisão de Ensino Fundamental. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, em 2018, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

AÇÕES INTEGRADAS

A Secretaria de Educação de Olinda tem desenvolvido ações de estímulo a leitura. Entre os exemplos, está o trabalho de alfabetização com contadores de histórias e o concurso anual de leitura, o CLEMO, além da participação da rede nas feiras de livros. Os estudantes aguardam ansiosos pelo dia do evento para adquirirem seus livros e economizarem. Todos os professores também ganham um bônus para a aquisição de livros. A medida faz parte da política de incentivo de formação continuada e valorização ao corpo docente

%d blogueiros gostam disto: