Notícias

Em um ano de funcionamento, Sala do Empreendedor de Olinda já atendeu mais de 20 mil

Sala do Empreendedor de Olinda tem facilitado a vida dos microempreendedores

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/09/18 às 14:40

Texto: Juliana Nascimento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Perto de completar um ano de funcionamento, previsto para o dia 18 de setembro, a Sala do Empreendedor de Olinda já está comemorando números positivos de regularização do trabalho dos comerciantes formais e informais. Até o mês de agosto, aproximadamente 20 mil olindenses que atuam na cidade buscaram atendimento na Sala do Empreendedor, que fica localizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça Doze de Março, no Bairro Novo. O espaço tem objetivo de simplificar diversos serviços para microempreendedor em um único dia e lugar, de forma gratuita.

De acordo com dados da SALA e do Sebrae, o município de Olinda caiu do percentual de 72,83% de índice de inadimplência, em maio do ano passado, para 56,18% no mesmo período deste ano.

Segue abaixo a classificação das três maiores atividades por Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de Microempreendedores Individuais (MEI), inscritos no site do Portal do Empreendedor, em Olinda:

Classificação 

CNAE 

Descrição 

Total por CNAE 

1.       

9602501 

Cabeleireiros 

1088 

2.       

4781400 

Comércio varejista de artigosdo vestuário e acessórios 

1009 

3.       

5611203 

Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 

536 

Entre os serviços mais procurados na SALA estão formalização, baixar CNPJ, alteração de dados, declaração de rendimentos em atraso, parcelamento de dívida, entrada de processo para Inscrição Mercantil, Licença Sanitária, Alvará de Funcionamento, emissão de documentos além de renovação das licenças.

O Atendimento Simplificado ao MEI, tem servido de referência no Estado. Desde a abertura da Sala do Empreendedor foram realizados dois mutirões, dos quais o cidadão conseguiu resolver os serviços como emissão de licenciamento em apenas 2h.

CAPACITAÇÃO

Além de atendimentos para regularizar negócio, a Sala oferece também palestras e oficinas gratuitas. A mais procurada foi “O QUE É SER MEI”, obrigatória para quem vai se formalizar e ministrada pelo SEBRAE. No total, foram 48 palestras realizadas com uma média de 15 pessoas por dia.  Toda semana os empreendedores podem buscar capacitação por meio de palestras com temáticas variadas, entre elas boas práticas e manipulação de alimentos, orientações sanitárias, marketing digital e micro crédito.

“A SALA contribui para uma série de resultados. Gera mais competitividade,  melhor autoestima, mais valorização do empresário local, fortalece circulação do dinheiro dentro do próprio município, novas alternativas de trabalho com o uso das ferramentas tecnológicas e as tradicionais”, ressalta a Diretora de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Aurora Barreto.

FUNCIONAMENTO

A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h, na CDL de Olinda, na Praça Doze de Março, no Bairro Novo. O local conta com atendimento do Sebrae, das secretarias da Fazenda e Administração; Saúde; Controle Urbano e de Desenvolvimento Econômico, além da Vigilância Sanitária, Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), e bancos do Brasil e do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.

%d blogueiros gostam disto: