Notícias

Bandas de pífano têm encontro marcado em Olinda

O evento contará com apresentações musicais, palestras, oficinas, exibição de documentários e feira de instrumentos musicais. O homenageado será Sebastião Biano, integrante ativo da banda de pífanos de Caruaru

Publicado por: Secom, em: 17/11/09 às 12:04
Encontro de Bandas de Pífanos - Tocando Pífano. Foto: Divulgação

Encontro de Bandas de Pífanos - Tocando Pífano. Foto: Divulgação

Grupos de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará participam do Encontro de Bandas de Pífano, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em Olinda. As apresentações irão acontecer no Teatro Mamulengo Só Riso e na Praça Laura Nigro. O evento é realizado pela Página 21, com apoio da Prefeitura Municipal de Olinda.

Intitulado Tocando Pífanos, o encontro irá homenagear Sebastião Biano, integrante ativo da Banda de Pífanos de Caruaru, hoje com 90 anos e radicado em São Paulo. As atrações pernambucanas serão Travessão do Caroá, Zabumbeiros de Tacaratú, João do Pife e Banda Dois Irmãos. A Banda Cabaçal São Sebastião da Paraíba e a Banda de Pífanos Irmãos Aniceto do Ceará também estão dentro da programação.

Além das apresentações musicais, o encontro vai promover rodas de conversas, palestras, oficinas, feira, lançamento de livros, CDs e DVDs. As rodas de conversa e palestras vão ocorrer no Espaço Cultural Teatro Mamulengo Só Riso (Rua 13 de maio, Varadouro), pela manhã e à tarde. As apresentações musicais acontecerão na Praça Laura Nigro (em frente ao Museu do Mamulengo, Ribeira), a partir das 19h. “A idéia é discutir a tradição do pífano, difundir sua importância histórica e fortalecer as bandas que a mantém viva”, afirma Amaro Filho, promotor do encontro.

PÍFANO – O pífano é um instrumento rústico de sopro, feito de taboca – uma espécie de bambu – com sete furos, seis pra dedilhar e outro para soprar. De influência indígena, concentrou-se no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Nordeste. É também conhecido por pífaro ou pife, e os grupos são chamados de zabumba, cabaçal, esquenta-muié, entre outras denominações.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO- 28/11/09

Teatro Mamulengo Só Riso

9h – Abertura: apresentação dos convidados

9h30 – Pife, Pífano, Pífaro: Passado, Presente, Futuro por Cacá Malaquias (PE)

10h45 – Discurso e práticas culturais de velhos pifeiros: A história da Banda Cabaçal Os Inácios por Elinaldo Menezes Braga (PB)

14h – Roda de conversa: Bandas contam suas trajetórias (Banda Cabaçal São Sebastião (PB), João do Pife & Banda Dois irmãos (PE), Zabumbeiros de Tacaratu (PE)

15h45 – Lançamento do CD Pifonia e do DVD Manuel Inácio e a Música do Começo do Mundo por Leonardo Alves (PB)


Praça Laura Nigro

19h – Exibição do documentário Manuel Inácio e a Música do Começo do Mundo, de Leonardo Alves (PB)

20h – Espetáculos musicais: Zabumbeiros de Tacaratu (PE) Banda cabaçal São Sebastião (PB) João do Pife & Banda Dois irmãos (PE)


DOMINGO – 29/11/09

Teatro Mamulengo Só Riso

9h – Roda de conversa: Bandas contam suas trajetórias (Banda de Pífanos de Caruaru (PE), Travessão do Caroá (PE), Irmãos Aniceto (CE)

10h45 – A coreografia nas bandas de pífano, com Irmãos Aniceto (CE)

14h – Fazendo o pífano: Mestres ensinam a arte de confeccionar o instrumento

15h45 – Bandas de Taquara e Música de Pífano em Minas Gerais – Vale do Jequitinhonha por Daniel Magalhães (MG)

16h45 – Lançamento do CD Bandas de Taquara e Música de Pífano em Minas Gerais e do documentário Pífanos do Congado por Daniel Magalhães (MG)


Praça Laura Nigro

19h – Exibição do documentário Pífanos do Congado

20h – Homenagem a Sebastião Biano (mestre da Banda de Pífanos de Caruaru)

20h30 – Espetáculo musical: Travessão do Caroá (PE) Irmãos Aniceto (CE)

Fonte: Página 21 (www.pagina21.com.br ou www.encontrodepifanos.blogspot.com)

%d blogueiros gostam disto: