Notícias

Encontro de comunicação e arte reúne adolescentes do ProJovem

O Comunicarte 2011 teve a participação de mais de 1300 jovens de 57 coletivos de Olinda

Publicado por: Secom, em: 06/09/11 às 15:32
Apresentação de dança empolgou o público do Comunicarte 2011. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

Apresentação de dança empolgou o público do Comunicarte 2011. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

Um evento cheio de cores e formas marcou o Comunicarte 2011, em Casa Caiada, nos dias 18 e 25 de agosto. O entusiasmo dos quase 1400 participantes era visível, demonstrado nas performances bem elaboradas e nos aplausos efusivos durante as apresentações dos 57 coletivos do ProJovem Adolescente de Olinda, atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH).

Houve apresentações de música, dança, teatro, cordel, jogral e desfile de customização. Até uma feirinha foi montada para a venda do material confeccionado nas oficinas produtivas. Instrumentos de percussão, porta retratos, abajures, camisetas, cangas, toalhas, colares, eram alguns dos itens à disposição. Tudo exposto em barraquinhas enfeitadas com chita, em um intenso vai e vem. As peças criadas pelos jovens estavam devidamente identificadas com o selo social, nome, coletivo e preço dos produtos. Mais de 40 % da produção foi vendida no próprio evento, com renda para os adolescentes. O que restou ainda pode ser adquirido na sede da SDSCDH, em Bairro Novo.

O Comunicarte faz parte do calendário de atividades do ProJovem como uma oportunidade de aproximar os coletivos, que funcionam em todo o município, da zona rural à urbana. É um momento que possibilita a integração entre os participantes do Programa, que durante um ano se dedicam às oficinas de mosaico, fotografia, grafitagem, serigrafia, customização, artes plásticas, arte em ferro, som e arte no barro, pintura em azulejo, luteria (confecção de instrumentos, artesanato e luminárias), pintura em tecidos e doces, teatro, dança, dança popular, hip hop/break, percussão e animação. O próximo encontro do ProJovem Adolescente de Olinda será o Arte em Toda Parte e acontecerá em novembro, com data a ser definida.

Toda a estrutura do ProJovem Adolescente de Olinda segue o traçado metodológico oferecido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e é executado em dois ciclos, durante três dias na semana, no contra fluxo escolar. O Ciclo 1 é formado por duas oficinas culturais e produtivas escolhida pelos alunos e uma de orientação. O Ciclo 2 é formado por uma oficina produtiva ou cultural, também apontada por eles, uma oficina de FTG (Formação Técnica Geral para o mundo do trabalho) e um dia de orientação.

Como o ProJovem funciona em uma ação contínua, o adolescente pode fazer sua inscrição a qualquer momento, nos próprios coletivos instalados nos bairros do município ou na sede da SDSCDH. Para se inscrever é preciso ter entre 15 e 17 anos, estar estudando, ter residência fixa e ser beneficiário do Bolsa Família. Informações na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, através do telefone 3429.6510 – Ramal 211.

%d blogueiros gostam disto: