Encontro do ProInfância foca questões pedagógicas e aplicação dos Indicadores de Qualidade

A abordagem vai proporcionar aos educadores, elementos para construção de uma proposta pedagógica, que considere as peculiaridades de cada comunidade

Publicado por: adminolinda, em: 26/08/11 às 13:33
Reunião ProInfância. Foto: Liliane Alves/Prefeitura de Olinda

Foto: Liliane Alves/Prefeitura de Olinda

O programa ProInfância realizou o terceiro encontro técnico focado na aplicação dos Indicadores de Qualidade, para construção da proposta pedagógica do município. O evento, que reuniu gestores e coordenadores da rede Municipal de Educação Infantil, aconteceu na última sexta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação, localizada na Rua 15 de Novembro, Varadouro.

Durante o encontro, a representante da coordenadoria de Educação Infantil do MEC (COEDI), Geisa Andrade, prestou as orientações para a aplicabilidade dos Indicadores de Qualidade na cidade. De acordo com a chefe da divisão de Educação Infantil de Olinda, Célia Regina, o mecanismo é um instrumento de auto-avaliação, que prima também pela construção de práticas educativas com respeito aos direitos fundamentais das crianças. “Os educadores terão elementos consistentes para desenvolver a proposta pedagógica de seus espaços, àluz das diretrizes curriculares para a educação infantil, considerando as peculiaridades da comunidade”, complementa.

Ainda de acordo com Célia, o PróInfância trouxe muitos avanços para cidade, entre eles a construção de Centros de Educação Infantil que vão atender cerca de 240 crianças, cada. Olinda já recebeu a primeira parte do recurso para construção do primeiro Centro que será em Jardim Atlântico. A previsão é que sejam construídos cinco novos centros na cidade, financiados pelo MEC, com recursos do FNDE.

O ProInfância realiza um encontro, a cada dois meses, voltado para o grupo de educadores representado por professores, coordenadores e gestores, e um outro encontro de pólo, também a cada dois meses, para reunir os 26 municípios de Pernambuco inseridos no Programa. Em ambos os casos, o objetivo é a troca de experiências, a construção das propostas pedagógicas das instituições, o acompanhamento e consultoria para o funcionamento do Proinfância.

Veja mais: