Notícias

Encontro Estadual dos Afoxés acontece na Quarta de Cinzas em Olinda

O evento homenageia a ialorixá Ifá Tinuké, mulher que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco

Publicado por: Redação da Secom, em: 19/02/20 às 17:43

O Encontro Estadual dos Afoxés completa 20 anos com cortejo pelas ladeiras históricas de Olinda fechando o Carnaval com muito axé. A concentração será a partir das 17h, na quarta-feira (26.02), em frente à Igreja do Guadalupe, no bairro do Guadalupe, em Olinda. Este ano, o tradicional encontro homenageia os cem anos da morte da ialorixá Ifá Tinuké, a matriarca, que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco. A produção é do Afoxé Alafin Oyó em parceria com a Prefeitura de Olinda e Governo de Pernambuco.

Os afoxés têm a função social de levar o terreiro de candomblé para a rua. Ajuda as pessoas para se aproximar e desmistificar a cultura ancestral desta linguagem artística. Nove afoxés sairão em cortejo pela Rua do Nossa Senhora do Guadalupe, passando pelas ruas do Amparo, Treze de Maio, São Bento, Quinze de Novembro, encerrando no Mercado Eufrásio Barbosa.

Quem anima a festa são os afoxés: Obá Airá; Filhos de Airá; Ara Omin; Povo de Ogunté; Omo Obá Dê; Alafin Oyó, além dos convidados – Orquestra Do Axé e Filhos De Xangô. O encontro nasceu da junção de brincantes, que se encontravam para confraternizar o Carnaval. Com o passar dos anos, percebeu-se que o era um grande potencial de difusão da cultura negra.em Olinda,

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Afoxé Obá Airá

Afoxé Filhos de Airá

Afoxé Ara Omin

Afoxé Oba Irokó

Afoxé Povo de Ogunté

Afoxé Omo Obá Dê

Afoxé Alafin Oyó

Convidados:

Orquestra Do Axé

Afoxé Filhos De Xangô

_________

SERVIÇO – Polo Alafin Oyó

Data: 26 de fevereiro

Horário: A partir das 17h

Local: Pátio da Igreja do Guadalupe

Endereço: R. Nossa do Guadalupe, 407 – Guadalupe, Olinda

%d blogueiros gostam disto: