Equipe de Olinda realiza primeira formação do ano com o projeto Paralapracá

Realizado em parceria com Instituto C&A, o projeto visa abordar a educação infantil de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras

Publicado por: adminolinda, em: 27/02/15 às 15:47

estudo-portal---educacao---projeto-paralapraca--02-03-2015(1)Foi na manhã da última sexta-feira (27) a abertura da primeira formação de 2015 do projeto Paralapracá com a equipe de Olinda. O evento aconteceu durante os períodos da manhã e da tarde no auditório Nelson Correira, situado na sede da Secretaria de Educação de Olinda e contou com a presença de todas as professoras formadoras, coordenadoras pedagógicas e gestoras da rede municipal de ensino. A programação girou em torno de um primeiro reencontro do grupo, neste ano, letivo para uma avaliação de 2015 e reunião de metas e expectativas para 2015.

“A continuidade do Paralapracá vem fortalecer as políticas públicas da Educação Infantil em Olinda, garantindo a formação continuada para os profissionais envolvidos no processo”, diz a chefe da Divisão de Educação Infantil, Simone Almeida. O evento contou com a representação da empresa Avante, parceira do projeto, com a presença de Mônica Sâmia, e do Instituto C&A com a presença da coordenadora dos projetos de Educação Infantil e Integral do projeto, Janine Schutz. “Esse é um momento de consolidação do projeto no município, nossa meta é fornecer o apoio para que essa metodologia tenha reconhecimento trazendo benefícios a Olinda. A formação é mais uma ferramenta para a gestão”, diz Mônica Sâmia. “Nosso objetivo é garantir a qualidade do trabalho, especialmente, neste ano que é tão importante pelo fato de estarmos passando por um momento de transição. O importante é garantir a continuidade das formações, de como proceder com os materiais e ajudar a Educação de Olinda na perspectiva de inspirar outros municípios”, diz Janine Schutz.

A formação marcou, também, um momento de homenagem a Cida Freire, assessora do projeto em Olinda que, este ano, deixa o município para assumir a gerência da Educação Infantil de Pernambuco. “Fui muito bem acolhida em Olinda. Sempre, foi um grupo aberto a novas concepções de trabalho com a Educação Infantil. O desafio é grande mas levarei as experiências daqui como aprendizagem”, diz ela. As profissionais que compuseram o público da formação ficam satisfeitas com as perspectivas estabelecidas. “Espero que todo o apoio e incentivo que as professoras da Educação Infantil têm recebido do projeto continue porque tem sido bastante proveitoso”, diz a professora Adriana Brandão.

Paralapracá

O projeto é uma parceria do Instituto C&A, realizado em vários municípios do país, com o intuito de trabalhar com as crianças da Educação Infantil de 0 a 5 anos, visando estimular o aprendizado através do lúdico. Em Olinda, o Paralapracá é realizado em 30 espaços da Educação Infantil da cidade e contém dois eixos: a formação do professor, que acontece por intermédio dos coordenadores pedagógicos, multiplicadores do conhecimento com os professores; e a distribuição do material técnico para os profissionais de educação, além de brinquedos, fantoches, máscaras, óculos e livros de histórias que os alunos utilizam em sala de aula.