Notícias

Escola Allan Kardec realiza I Festival de Talentos

Música, dança e teatro marcaram a programação

Publicado por: Redação da Secom, em: 18/12/18 às 15:51

Um grupo de 45 estudantes de duas turmas do 5º ano, da Escola Municipal Allan Kardec, em Salgadinho, Olinda, apresentou o I Festival de Talentos.  A manhã desta segunda-feira (17.12) foi recheada por um coral que contagiou e emocionou a plateia, seguido por muita dança e a peça teatral “O Rato”, do grupo Palavra Cantada, que encerrou a programação. A apresentação aconteceu no auditório do Lar Ceci Costa, ao lado da unidade de ensino.

Texto e fotos: Pattricia Viviane/ Prefeitura de Olinda

O evento foi assinado pelos professores Fábio Sales (canto/coral e teatro) e Iêda Macedo (dança) que aproximadamente há um ano, pelo menos duas vezes por semana, vêm trabalhando os estudantes, com objetivo de valorizar arte, música e a dança, o movimento, o teatro e a literatura reforçando a importância da educação e o trabalho interdisciplinar.

Os educadores ficaram surpresos com a quantidade de talentos que a escola possui e que estavam escondidos. “Temos visto um crescimento artístico elevado em alguns estudantes. Eles possuem qualidades no canto e no teatro.  Foi uma surpresa pra gente”, explicou o professor Fábio Sales.

É o caso do pequeno Guilherme Vitor, 11 anos, que até o festival  era artista anônimo na escola. A atuação dele no palco foi completa.  De acordo com o professor, o Guilherme é um dos coralistas que apresentaram uma voz extremamente aguda para a idade dele, além de se destacar também no tablado, com uma ótima presença de palco seja como ator ou cantor. Ele foi o protagonista da peça “O Rato”. O esmero e dedicação dos estudantes nos ensaios foram descortinados no palco, e aplaudidos de pé pela comunidade escolar.

Chega a vez do Guilherme e sua voz arremata o festival ao cantar a versão da música Aleluia, do cantor e compositor canadense Leonar Cohen. O cantor mirim revelou que sempre gostou de cantar e foi cantando no chuveiro que a sua tia escutou, gravou sua voz e levou para a igreja do bairro, onde o garoto foi convidado a participar do coral.  

A professora de dança, Iêda Macedo diz que no Festival, os estudantes trabalharam a timidez, união e desenvolveram a comunhão entre eles. “A garotada também teve a liberdade de criar os movimentos através dos passos da dança contemporânea”, completa a educadora. 

TALENTOS – O I Festival de Talentos da Escola Allan Kardec aconteceu através do Programa Mais Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que procura fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, além de ampliar o conceito de espaço educativo, e fortalecer a relação escola/comunidade. Na rede municipal de ensino de Olinda, a iniciativa atende um total de 26 unidades escolares e 3.393 estudantes. Segundo a gestora da Escola da Allan Kardec, os alunos abraçaram o programa, pois ele é muito dinâmico, prende a atenção deles e propicia o aprendizado de forma divertida. De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos, Renata Lopes, para 2019, o Mais Educação terá uma ampliação junto ao novo Programa Escola para Adolescente. Atenderá  todas as escolas dos anos finais, do sexto ao nono ano, com a finalidade de melhorar o desempenho do estudante em língua portuguesa, inglês, ciências e matemática por meio de acompanhamento pedagógico e de formação. Para a unidade de ensino ser beneficiada com a verba do Governo Federal é necessário que a escola esteja adimplente com sua prestação de contas. A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, através do Departamento Financeiro, tem cada vez mais proporcionado cursos sobre a temática para o gestor escolar. 

%d blogueiros gostam disto: