Notícias

Escola de Olinda monta cenário de mercadinho para orientar alunos sobre alimentos saudáveis

Atividade contou com a orientação de uma nutricionista

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/08/18 às 16:40

Por: Suzy Freitas e Pattricia Viviane

Um mercadinho foi montado na Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, em Guadalupe, Olinda, para mostrar na prática aos estudantes como adquirir alimentos saudáveis. O trabalho mobilizou os alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. A ação foi mais uma atividade da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A programação foi desenvolvida, ainda, com a participação de diretores, professores e as nutricionistas do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar (DPAE) da Secretaria de Educação da cidade.

O trabalho integra um dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o tema: “Propaganda e Publicidade de Alimentos para o Público Infantil”. “Estou aprendendo com tudo isso, prometo que vou mudar minha alimentação”, disse o aluno Gabriel Caio, 11 anos.

Além das atividades práticas, houve apresentação de slides e vídeos explicando como os açucares são um grande malefício para a saúde. “É poderoso este projeto, tem um grande valor para os meus alunos e o que mais quero é que eles captem todo esse aprendizado para a vida toda, sendo assim não terão complicações mais tarde,” conta a professora Lucidalva Maria.

“É um momento muito proveitoso, vejo os professores e funcionários empenhados. Nem sempre é fácil incutir a nossa proposta, quando alguns dos alunos estão em outra realidade. Mas, bom é ouvir que eles sabem o que é o correto numa alimentação”, disse a diretora da escola, Marilda Ferreira.

A atividade teve como objetivo principal orientar os alunos sobre a necessidade de ingerir alimentos que não comprometam a saúde.  “A princípio estamos dando a opção de escolha para o aluno, já que a proposta foi propaganda e publicidade. A ideia é colocá-los na prática”, ressalta a nutricionista Aparecida Nazareth.

O secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, afirma que a promoção de ações que estimulam a boa alimentação nas escolas tem sido de extrema importância para a evolução dos estudantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: