Escola de Olinda recebe “escovódromo”

Alunos da rede municipal receberão orientação e kit de saúde bucal para manter sorriso saudável

Publicado por: adminolinda, em: 10/09/09 às 10:02
Saúde nas Escolas

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto, ganharam um incentivo extra para auxiliar na manutenção da higiene bucal e na prevenção das doenças. A Prefeitura de Olinda inaugurou um “escovódromo” e distribuiu escovas de dente e creme dental para os alunos da unidade de ensino, no mês de Julho.

As crianças receberão ainda orientação diária dos professores sobre a importância da higienização bucal e toda semana terão uma escovação supervisionada por profissionais de saúde bucal do Programa de Saúde da Família (PSF). “É uma forma que encontramos de criar e incentivar o hábito da escovação”, explica a coordenadora do Programa Ciclo da Vida, Josilene Félix. “Trabalharemos de forma lúdica com os menores, usando figuras e desenhos para estimular a escovação. Já com os maiores, serão usados textos e poesias para mostrar os benefícios que o ato trará futuramente”, completa.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo principal o financiamento de ações e atividades para o município, além de tratar a saúde e a educação através de ações à atenção básica de saúde destinadas às crianças, adolescentes e jovens.

Essa é a primeira escola do município a receber o escovódromo. Até março de 2010, outras 19 serão contempladas pelo programa, beneficiando cerca de 7 mil alunos do Ensino Fundamental.