Notícias

Escola de Rio Doce recebe ação na Semana Mundial da Alimentação

Filmes e atividades lúdicas foram realizadas

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/10/19 às 16:19

Por Patrícia Viviane

Nesta semana celebramos o Dia Mundial da Alimentação. Em Olinda, a data foi celebrada com os alunos do 1º ano fundamental (sete anos) da Escola Municipal Izabel Burity (Rio Doce), que receberam ações promovidas pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município, através do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar.

O tema global da semana da alimentação foi “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”. O assunto inspirou a exibição de um filme sobre o intestino, que retratou de uma forma lúdica os germes do bem e germes do mal, como eles se alimentam e os bons alimentos como frutas e verduras agem no funcionamento do nosso corpo.

Depois participaram de jogos da memória e degustação de frutas de verduras. E quando o assunto é degustação, a criançada provou duas vitaminas. A primeira ganhou o nome de vitamina do Patrick, mistura de banana com beterraba. Já a segunda, o do Bob Esponja, de cor amarela , veio da união do maracujá com banana.

A criançada aprovou a combinação. Júlia, 7 anos, gostou muito da vitamina do Bob Esponja e disse que vai pedir para sua mãe fazer em casa. Já o Pedro adorou a vitamina do Patrick, cor de rosa, sentiu mais o gosto da banana e que ela ficou mais bonita. “Foi muito enriquecedor essa ação. Aumentamos o paladar deles mostrando como os consumos da beterraba e da banana podem ser saudáveis”, explicou a chefe do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar, Wynny Santos.

Todas as atividades tiveram o objetivo de alertar para uma alimentação mais diversificada e nutritiva, a partir de uma mudança comportamental de cada indivíduo, como também que as políticas públicas fomentam essa transformação social e cujos impactos começarão a ser sentidos nos mais diferentes cenários.

De acordo com Winny Santos, o encontro foi positivo.  “Nossa equipe conseguiu levar palestras e atividades lúdicas usando o teatro como ferramenta, testes de aceitabilidade e avaliação nutricional. Mostramos às crianças a importância de comer frutas e hortaliças, orientar sobre a pirâmide alimentar e quais os alimentos devem ser evitados, fazendo com que a dinâmica das nossas apresentações os alunos participem das atividades interativas e enriqueçam ainda mais os conhecimentos”.

As ações pelo Dia Mundial da Alimentação tiveram início no dia 01 de outubro, em diversas escolas municipais de rede de ensino de Olinda e ontem (17.10), se despediu com os estudantes da Gregório Bezerra que conheceram os grupos de alimentos, a importância de uma alimentação saudável contada a partir de vídeos e ainda participaram de gincanas para fixação de conteúdos. Para a degustação, os estudantes Gregório Bezerra provaram do suco verde do Sherek e Fiona.

Fotos: Sandy James/Prefeitura de Olinda

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

%d blogueiros gostam disto: