Escola desenvolve projeto para levar as tradições juninas para os alunos da Rede Municipal

Cerca de 160 alunos participaram de atividades que envolveram brincadeiras, dança e culinária para vivenciar os costumes juninos

Publicado por: adminolinda, em: 28/06/13 às 13:58
A festa contou com brincadeiras juninas, comidas típicas e uma quadrilha formada pelos próprios alunos da instituição. Foto: Secretaria de Educação de Olinda

Aprofundar os conhecimentos do São João através da dança, costumes e culinária. Este foi o objetivo do projeto ‘Do Iracema ao Sertão, vivenciando o São João’,  concluído nesta sexta-feira (28), na Escola Municipal Iracema Pires, no bairro de Aguazinha. Durante os turnos da manhã e da tarde, os cerca de 160 alunos da unidade de ensino mostraram todo o conhecimento assimilado nos últimos dois meses.

A festa contou ainda com brincadeiras juninas, comidas típicas e uma quadrilha formada pelos próprios alunos da instituição. No período da manhã, os estudantes de seis a 13 anos de idade desenvolveram diversas atividades, que focaram como subtema o cantor e compositor Luiz Gonzaga. À tarde, o enfoque foi o sertão, a seca e o dia a dia do sertanejo.

A escola, situada numa área carente e de difícil acesso, se enfeitou inteira para receber a data especial e de acordo com a diretora, Manuela Viera, toda a decoração foi feita pelos próprios alunos. Palhas de coqueiro, madeiras, garrafas pet e folhas de revistas se transformaram em bandeirinhas coloridas, balões, barracas típicas e até um mural que formava uma grande quadrilha, cujos componentes eram as fotos dos próprios estudantes. “ Foi um projeto onde todo mundo participou e contribuiu. Envolvemos não só os alunos mas professores e toda a comunidade do entorno. Até as mães dos alunos participaram das brincadeiras no dia de hoje”, detalhou Manuela.

Os alunos, em sua maioria customizados, participaram de brincadeiras da época. Corrida de saco, pescaria, rabo no burro, encaçapar a bola no caipira foram algumas atividades da festa, que contou ainda com os tradicionais pratos de canjica, pipoca, bolos de mandioca e milho, tapioca e paçoca.

Com oito professores e funcionando nos turnos da manhã e da tarde, a Escola Iracema Pires é uma das 65 unidades de ensino que formam a rede educacional de Olinda. De acordo com a secretária de educação, Márcia Souto, “ Esse tipo de iniciativa é muito importante, porque não apenas aproxima professores e alunos, mas envolve a própria família daquele estudante no ambiente escolar. Projetos como esse acabam transformando e melhorando uma comunidade inteira”.