Escola municipal de Olinda vence gincana da Fliporto

Como prêmio, os alunos ganharam livros para a biblioteca da unidade de ensino

Publicado por: Secom, em: 20/11/13 às 14:52
A competição aconteceu em três etapas e reuniu estudantes de 25 escolas. Foto: Fliporto/Divulgação

A competição aconteceu em três etapas e reuniu estudantes de 25 escolas. Arte: Zac Brito/Fliporto/Divulgação

A equipe da escola municipal Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto, foi a grande vencedora da gincana “Meu amigo José Lins do Rego”, que fez parte da programação da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, encerrada no domingo (17/11). A participação de escolas municipais na competição, que testou o conhecimento literário de estudantes da rede pública e privada da cidade, foi uma parceria da Fliporto Nova Geração e a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação.

A final da gincana encerrou a programação voltada para os jovens leitores. Numa disputa acirrada, respondendo a perguntas sobre a vida do autor homenageado na feira literária, os alunos da escola Coronel José Domingos da Silva levaram o primeiro lugar e ganharam 120 livros da editora Record para incrementar o acervo da biblioteca da unidade de ensino. Outra escola municipal, a Vereador José Mendes de Lima, do bairro de Passarinho, ficou entre as cinco finalistas (dentre 25 inscritas, municipais, estaduais e particulares) e também foi premiada com 50 livros.

De acordo com a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto, merece destaque não só o fato da campeã ser uma escola da rede municipal de Olinda, motivo de orgulho, mas também essa participação dos estudantes: “Além da gincana ter premiado as escolas finalistas com livros para o acervo de suas bibliotecas, a presença dos nossos alunos foi muito proveitosa pelo estímulo à leitura e ao conhecimento”.

FLIPORTO – A Festa Literária Internacional de Pernambuco bateu recorde de público este ano. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas participaram do evento, que incrementou a economia da cidade, movimentando R$ 22 milhões nos setores hoteleiro, gastronômico e editorial, segundo dados da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda. Em quatro dias voltados para a literatura, Olinda sediou lançamentos de livros, palestras, ações culturais e atividades voltadas para crianças e adolescentes, no estímulo ao hábito da leitura. A Fliporto Criança e a Nova Geração tiveram mais de 51 horas de programação.