Escola rural de Olinda recebe microônibus

Transporte vai garantir condução aos estudantes com dificuldades de acesso

Publicado por: Secom, em: 30/07/10 às 15:27
Microônibus - Foto: IPEM/PR

Através do Programa Caminho da Escola, a Prefeitura entrega microônibus à escola rural - Foto: IPEM/PR

Crianças e adolescentes que costumavam fazer até uma hora de caminhada para chegar à Escola Rural Margarida Alves ou aos anexos Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo agora têm transporte garantido. A Secretaria de Educação de Olinda entrega nesta sexta-feira (30) um microônibus para condução dos estudantes. A cerimônia de entrega será às 14h, na frente da Prefeitura.

A iniciativa faz parte do programa federal Caminho da Escola, que, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e em parceria com o Inmetro, prevê convênio para aquisição de veículo escolar com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira. O convênio firmado com a Prefeitura de Olinda está orçado em R$ 146.900,00, sendo R$ 145.431,00 do FNDE e R$ 1.469,00 da Prefeitura.

Segundo a diretora da Escola Margarida Alves, Miriam Costa, o ônibus vai ser um instrumento importante para diminuição da evasão escolar. “A dificuldade de acesso e a insegurança do caminho percorrido são algumas das causas da evasão na unidade de ensino”, explica.

O microônibus possui inovações como rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros, equipamentos de acessibilidade para embarcar alunos com dificuldade de locomoção, tacógrafo eletrônico e GPS, vidros temperados verdes para garantir conforto térmico, para-barro na frente e atrás e dispositivo passa-balsa que garante maior trafegabilidade em estradas sinuosas.