Escolas da rede municipal de Olinda recebem 2700 livros da Fundação Itaú Social

A iniciativa, que partiu de funcionários das agências bancárias da cidade, está no segundo ano e ampliou a doação de 8 para 27 kits, totalizando 2.700 títulos

Publicado por: Secom, em: 18/04/13 às 15:58
Doação de livros da Fundação Itaú Social. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

27 Escolas da rede municipal de ensino receberam, na ultima sexta-feira (19), a doação de 2700 livros para as bibliotecas das unidades de ensino. Os títulos foram doados por funcionários do banco Itaú, por intermédio do projeto Biblioteca Itaú Criança, da Fundação Itaú Social. A entrega solene aconteceu às 16h, na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Renildo Calheiros, da secretária de Educação, Márcia Souto, do gerente de Poder Público do Itaú, Antonio Carlos Muhlert e de representantes das escolas e agências bancárias.

Cada escola recebeu um kit, contendo 100 livros cada, de literatura infantil e infanto-juvenil. Segundo a secretária de Educação do município, Márcia Souto, a doação tem importância fundamental para todos que fazem a educação. “O hábito de ler deve começar na infância. Não pode ter sentimento de peso e sim de prazer”, comentou. Para Márcia, o momento é especial também porque integra as comemorações municipais para o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), data também do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

Lembrando as criações de Monteiro Lobato, o prefeito Renildo Calheiros ressaltou a importância de um conhecimento mais amplo, que se obtém após a leitura de um livro. Ele explicou às crianças presentes que a boneca Emília, da obra do Sítio do Picapau Amarelo, não nasceu na TV e sim num livro.  “E no livro tem muito mais aventura. Na TV tem só um pedacinho do livro”, brincou.

Entre os títulos doados pela Fundação, autores renomados nacionais e internacionais como Cecília Meirelles, Mario Quintana, Manoel Bandeira e John Boyne. De acordo com o gerente de Poder Público do Itaú, Antonio Carlos Muhlert, a importância da ação está na contribuição da Fundação para a educação e cultura de todo país, porém “especificamente em Olinda por conta da cultura que já existe na cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade. Olinda está no caminho certo da educação e da leitura”, complementou.

Antonio explicou também que é importante ressaltar a iniciativa dos funcionários em querer fazer algo pela sociedade, já que o programa funciona com cada bancário solicitando um kit para fazer a doação. O número de funcionários aderindo ao projeto triplicou após a doação do ano passado e, segundo Antonio, a alegria no rosto das crianças e a certeza de estar contribuindo para o desenvolvimento delas foi um dos fatores para a ampliação.

Semana do Livro – Além da doação, a semana do livro na cidade contou com diversas atividades voltadas para leitura desenvolvidas nas unidades de ensino, inauguração de nova biblioteca na escola Cel. José Domingos e com a ampliação do projeto literário da rede, que abriu o acesso das bibliotecas escolares para o público em geral.