Notícias

Escolas de Olinda desenvolvem atividades de relaxamento antes da prova do SAEB

Unidades de ensino têm alcançado frequência absoluta desde o inicio da Avaliação da Educação Básica

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 29/10/19 às 12:33

Por Bárbara Lustosa

Nesta terça-feira (29.10), nos turnos da manhã e tarde, os estudantes dos 5° e 9° anos da Escola Claudino Leal, localizada no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, serão submetidos à prova do Saeb. Antes de iniciarem as avaliações, os alunos são recebidos com festa, com a oportunidade de relaxar com uma dinâmica diferenciada. A finalidade é de que o nervosismo não atrapalhe o desempenho. A direção da instituição propôs um dia diferente através da dinâmica “Ilha das memórias felizes”.

Os alunos são estimulados a desenhar ou escrever sobre as experiências positivas e em seguida, podem relatar as memórias nos quatro campos das ilhas: Família, Diversão, Escola e amigos. “Essas atividades geram crenças positivas, através da lembrança de palavras que reforçam a ideia já estabelecida. Eles conseguem pensar e relatar a emoção que estão sentindo”, explicou a gestora Patrícia Coruzo.

Já na Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no Amaro Branco, os estudantes que serão submetidos ao Saeb, nesta quarta-feira (30), tiveram atividades diferentes. “Além dos aulões de português e matemática, teremos aulas de relaxamento e, a tarde, uma oficina com uma psicóloga para trabalhar com os alunos uma questão relacionada ao projeto de vida e uma reflexão sobre o Saeb e sua importância”, explicou a gestora Karina Santana. Segundo ela, o objetivo é para que os estudantes cheguem na prova com mais segurança e tranquilidade.

“Eu adorei essas atividades que a minha escola está fazendo conosco, pois é uma forma de distrair para a prova amanhã. Eu particularmente estava muito nervosa”, disse a estudante Sara Cristina, do 9° ano da Escola Sagrado Coração de Jesus. Tudo foi surpresa e ajudou a levantar a autoestima e incentivar para a prova. Após as atividades, os alunos das duas escolas fizeram exercícios físicos de relaxamento e receberam kits de material escolar e camisas para realizarem a prova.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: