Notícias

Escolas de Olinda desenvolvem estratégias para mobilizar e auxiliar os alunos na preparação final para as provas do Saeb e Saepe

Na Rede Municipal de Ensino de Olinda, as avaliações devem ser aplicadas entre os dias 23 de novembro a 6 de dezembro

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/11/21 às 14:29

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Pattricia Viviane

Cerca de seis mil estudantes de nível fundamental das escolas da rede municipal de ensino iniciarão, na próxima semana, a participação nas avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Os testes serão aplicados entre os dias 23 de novembro e 6 de dezembro, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em toda rede, a preparação está intensa e as unidades de ensino estão trabalhando para envolver os estudantes e destacar a importância da participação nas avaliações.

De acordo com a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude (SEEJ) de Olinda, a meta é que o município atinja média 6,0. Muitas unidades de ensino os gestores se reuniram para realizarem simulados com os estudantes e, a partir dos resultados dos testes, os professores irão esclarecer as principais dúvidas. Exemplos com as escolas Nossa Senhora do Monte, Ebenezer Gueiros, Maria da Glória Advincula, Claudino Leal. “Na última semana, os simulados foram aplicados para os alunos do 5º a 9º ano do ensino fundamental. Agora, os professores estão fazendo as correções junto com eles e tirando as principais dúvidas”, afirmou Rosa Rodrigues, diretora de Acompanhamentos Pedagógico dos Programas e Projetos.

Segundo o coordenador de Avaliações Externas, Wildson Cruz, os simulados preparam os alunos para o ritmo da avaliação e mostrar como funciona. “Também estamos explicando a importância do Saeb para a nossa escola e tentando envolver toda comunidade, como as escolas Sara Kubischek e Allan Kardec, e outras que para motivar a presença dos alunos na data da prova, prepararão lanches especiais que serão entregues após os testes”.

Para o secretário Municipal de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, perceber e presenciar todos os movimentos dos gestores e professores que puderam trabalhar com os nossos estudantes, aquelas questões que eles apresentaram mais dificuldades é validar cada vez mais Olinda em posição de destaque. A preparação para a prova é um trabalho coletivo, que envolve não só a escola e seus profissionais, mas também toda comunidade. Ao ter o apoio das famílias, une forças para que a participação seja boa, ajuda essa motivação.

Nesta reta final, a escola tem buscado esclarecer as principais dúvidas dos alunos e realizar o caderno de atividades de português e matemática proposto pela Secretaria de Educação. Outro trabalho que tem sido feito pela equipe é mostrar para os estudantes que é importante não só participar, mas também fazer os testes com responsabilidade. “Pedimos para que eles façam a avaliação com responsabilidade e que respondam o questionário socioeconômico corretamente. Além disso, estamos passando nas salas todos os dias e conversando com eles. A escola está se preparando para receber os alunos no dia da prova com uma programação especial”, finalizou o secretário.

Saeb

As avaliações do Saeb são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. É a partir do Ideb que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação. Em Olinda, os estudantes realizarão as provas de manhã e tarde, que terão 2h30 para cada disciplina.

%d blogueiros gostam disto: