Escolas municipais de Olinda ganham “Merenda por Grandes Chefs”

Renomados chefs pernambucanos irão preparar a merenda da criançada. A refeição será servida na quinta-feira (11) em 15 unidades da rede municipal

Publicado por: Secom, em: 09/03/10 às 13:49
Educação - Arte: Taís Nascimento

Arte: Taís Nascimento

A meninada que estuda em 15 escolas da rede municipal de Olinda, atendidas pelo Programa de Segurança Alimentar e Educacional (PSAE), ganharão  um presente especial pelos 475 anos de Olinda – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. A Secretaria Municipal de Educação lança o projeto “Receitas de Alimentação Escolar Por Grandes Chefs”, onde convidou nove renomados chefs de cozinha de Pernambuco que irão criar e executar pratos para a merenda escolar com receitas especiais, além de serem batizadas com nomes dos monumentos históricos da cidade.

A iniciativa, inovadora em Pernambuco, é comandada pelo chef César Santos (Oficina do Sabor) e coordenação da jornalista Ana Cláudia Lins e do produtor Luciano Roberto. O projeto tem o objetivo de difundir junto aos alunos os sabores da nossa gastronomia com uma dimensão mais ampla. “Tudo envolverá os aspectos imateriais da culinária regional, expressões de seus sabores típicos, seus perfumes, mitos, hábitos alimentares, elementos pictóricos altamente expressivos que aguçam fortemente os nossos sentimentos”, define Leocádia da Hora, Secretária de Educação de Olinda.

Cada chef irá produzir 500 porções da sua receita, iniciando o preparo na próxima quarta-feira (10) na cozinha do CAIC Norma Coelho, em Peixinhos, a partir das 14h e na quinta-feira (11), a partir das 6h, e de lá distribuirão os pratos prontos para todas as escolas. Participam do projeto, além de César Santos, os chefs Alcindo Queiroz (Patuá), André Saburó  (Quinta do Futuro), Antonio Fernandes (Senac), Claudemir Barros (Wiella Bistrô), Jeff Colas (Maison Bomfim), Sofia Mota (Jalan Jalan),  Paulo Carvalho (Euforia e Home Pizza) e Luciana Sultanum (Espaço Gourmet). A merenda será servida aos estudantes na quinta-feira (11) às 8h30, 14h30 e 19h, em todas as 15 unidades atendidas pelo PSAE.

De acordo com Leocádia da Hora, mais do que um projeto social com chefs de cozinha no comando, a idéia é permitir uma melhor qualidade da alimentação das crianças, através de preparações que agucem o paladar infantil e, com isto, incluir estas receitas no dia a dia das escolas. Além disso, serão promovidas capacitações de merendeiras, trabalhadores do PSAE através de palestras, oficinas e cursos. “Nosso objetivo final é a publicação de um livro com receitas de chefs e merendeiras, visando a melhoria da qualidade nutricional das refeições servidas. A Prefeitura de Olinda será pioneira e servirá como exemplo para muitas outras cidades que possuem esta preocupação”, informa Leocádia da Hora.