Notícias

Escolas municipais de Olinda são selecionadas pelo Programa Mais Cultura nas Escolas

A iniciativa é dos Ministérios da Educação e da Cultura e visa a parceria com artistas locais, que realizarão atividades pedagógicas com os estudantes

Publicado por: adminolinda, em: 14/03/14 às 17:44
A iniciativa é do Governo Federal e visa a formação de parcerias com artistas locais. Foto: Jan Ribeiro

A iniciativa é do Governo Federal e visa a formação de parcerias com artistas locais. Foto: Jan Ribeiro

Seis escolas da rede municipal de Olinda foram selecionadas para desenvolver projetos com artistas locais, por meio do Programa Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Cultura e da Educação. As unidades receberão por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recursos para investir em parcerias com artistas da comunidade e realizar atividades pedagógicas com os estudantes, dentro e fora das escolas.

Dos 30 projetos contemplados pelo Programa Mais Cultura nas Escolas em Pernambuco, seis são de Olinda.

A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Amaro Branco, foi uma das selecionadas. Localizada em uma comunidade com forte presença do coco, a unidade escolar vai desenvolver o Projeto Coco Raízes do Amaro Branco. A intenção é promover o contato dos jovens com o ritmo, por meio do seu estudo e da realização de apresentações mensais em uma praça na comunidade.

Já a Escola Isaac Pereira da Silva, em Jardim Atlântico, vai contar com o projeto Circuito: Negro no Audiovisual, realizado pelo Cineclube Bamako. Segundo a professora Fabiana Maria, o objetivo é “privilegiar a escola com discussões sobre relações étnicorraciais e cultura audiovisual, com o propósito de formar professores e alunos produtores de audiovisuais”. Serão realizadas três oficinas, sendo uma de formação étnico-racial; uma de audiovisual (ferramentas, uso e edição); e por fim, de gravação de clipes e documentários. Contará também com a parceria do projeto Cafuné, que já foi agraciado com a premiação municipal Anita Paes Barreto, em outro momento, onde será realizado o registro audiovisual desse e de outros projetos.

De acordo com a diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Olinda, Josiane Melo, as atividades nas escolas serão iniciadas assim que os recursos forem enviados pelo Governo Federal, ainda este semestre. Também foram contempladas pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, as unidades: Escola Municipal Claudino Leal (Cidade Tabajara), Escola Municipal Antônio Correia da Silva (Alto Jardim Conquista – Águas Compridas), Escola Municipal Maria da Gloria Advíncula (Guadalupe) e Escola Municipal Monsenhor Viana (Caixa D’água).

O Programa Mais Cultura nas Escolas aborda quatro eixos temáticos: cultura indígena, cultura digital e comunicação, cultura afro-brasileira e criação, circulação e difusão da produção artística. Até o momento, 1.448 escolas já foram selecionadas para participar do programa em todo o Brasil.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: