Notícias

Estilistas do SPFW prestam homenagem aos bonecos gigantes de Olinda

Totem, Ronaldo Fraga, Cavalera, Melk Zda são alguns estilistas que assinam os modelitos vestidos pelos bonecos gigantes. A coleção será apresentada num grande desfile nesta quinta (02), em frente à Prefeitura de Olinda

Publicado por: Secom, em: 27/01/12 às 17:20
Boneca gigante que está na capa da revista. Foto: Rogério Cavalcanti/Divulgação

Boneca gigante que está na capa da revista. Foto: Rogério Cavalcanti/Divulgação

Imagine um “Olinda Fashion Week”, com passarela no meio do charmoso casario secular da Cidade Alta, figurinos desenhados pelos mais badalados estilistas do Brasil. João Pimenta, Walério Araújo, Amapô, Neon, Totem, Ronaldo Fraga, Cavalera e Melk Zda. Agora, imagine também que no lugar das esbeltas modelos do mundo fashion, os manequins na passarela serão os famosos bonecos gigantes de Olinda!

Este será o cenário do desfile fashion que acontecerá nesta quinta-feira (02/02), em frente à sede da Prefeitura de Olinda. A iniciativa é uma parceria do artista plástico Sílvio Botelho e da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. Além dos novos figurinos, os foliões gigantes serão maquiados para a ocasião, que promete parar o Sítio Histórico de Olinda e divulgar esta nova vertente dos bonecos gigantes para todo o Brasil. O desfile é aberto ao público e está marcado para começar às 19h.

A convite da revista cultural ffwMAG, alguns dos mais talentosos estilistas brasileiros aceitaram a grandiosa tarefa de vestir estes foliões gigantes para a edição de número 29, intitulada “Pernambuco: Beleza em um Estado Bruto”, que foi lançada durante o São Paulo Fashion Week e será publicada no Nordeste no dia 08 de fevereiro, na Dona Santa. Sílvio Botelho, pai dos bonecos gigantes de Olinda, topou a ideia e colocou seus bonecos para ser os modelos. “É um privilégio vestir nossos bonecos com os figurinos de estilistas famosos”, explica Sílvio.

E para levar ao público os novos looks dos nossos gigantes, a Prefeitura de Olinda organizou o desfile de moda.  “O desfile mostra essa marca registrada da nossa cidade, que são os bonecos gigantes. Essa é a cara de Olinda, que vai muito além do Carnaval”, explica a secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto.

Os estilistas responsáveis por vestir os bonecos são João Pimenta, Walério  Araújo, Amapô, Neon, Totem, Ronaldo Fraga, Cavalera e Melk Zda.

REVISTA – Para a revista ffwMAG, os cliques foram feitos por Rogério Cavalcanti, nas ladeiras históricas da cidade patrimônio da humanidade, e mostram um novo olhar envolvendo os bonecos, que de foliões, passam a ser modelos. “A ideia desta publicação especial sobre Pernambuco é permitir uma observação do Estado sob outro ponto de vista. No quesito moda, prestamos esta homenagem aos bonecos gigantes de Olinda, que ganharam roupas especiais criadas por alguns dos estilistas mais famosos do Brasil”, explica o criador do São Paulo Fashion Week e editor da revista ffwMAG, Paulo Borges.

TRILHA SONORA ASSINADA – Para a trilha sonora, o DJ Bruno Pedrosa está preparando um setlist. “Pretendo fazer uma trilha autoral, exclusiva pra esse desfile dos bonecos gigantes, unindo um pouco de música contemporânea com samples de música eletrônica, e claro, referências a música de Olinda”, adiantou o DJ.

EXPOSIÇÃO DE FANTASIAS DE CARNAVAL – Além do desfile, as estilistas e marcas pernambucanas Carol Azevedo, Período Fértil, Joana Gatis e Avesso também participam do evento com um desfile de fantasias. Essa é a forma que a Prefeitura de Olinda procura incentiva que os foliões entrem no clima e usem suas fantasias.

EXPOSIÇÃO DE MODELOS DOS ALFAIATES E COSTUREIRAS DE OLINDA – Será feita a exposição das roupas produzidas para os bonecos gigantes, feitas pelos alfaiates e costureiras de Olinda. Em uma arara gigante será exposta as roupas feitas para o Carnaval 2012. Esta arara gigante, com 12 roupas, fará parte da cenografia do evento. Dentre os alfaiates locais, destaque para Janete, Dona Jó, Dona Vilma, Sr Brasil (alfaiate oficial do Homem da Meia-Noite), além de grafiteiros que também atuam como estilistas na hora de dar aquele estilo especial nas roupas dos bonecos, com destaque para André Capelo, Chivan, Junior, entre outros.

A blogueira Camila Coutinho será a apresentadora do desfile e aproveita para falar um pouco do trabalho de cada estilista que participa do evento. Além dela, outros nomes do mundo da moda estão confirmados para o evento, como Gabriel Guimarães (assessor de Paulo Borges), Cris Pontual (Avesso), Paulo Martinez (stylis da MAG ), os estilistas Melk Zda, Walério Araújo, entre outros.

%d blogueiros gostam disto: