Notícias

Estímulo pela leitura resulta em produção literária de estudantes de Olinda

Obra recebeu o título de “Nossos Contos e Encantos”

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/12/18 às 13:05

A criançada da Escola Municipal Nossa Senhora do Monte, nos Bultrins, em Olinda, participou de um momento de conquista e celebração do aprendizado, nesta quinta-feira (13.12). O encontro, com direito a autógrafos e participação da família, marcou o lançamento do livreto “Nossos Contos e Encantos”, escrito e ilustrado por meninos e meninas, todos com sete anos de idade, estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental 1. O projeto, produzido em conjunto pelos professores e a equipe pedagógica, busca o estímulo pela leitura, com a descoberta do universo das letras pelo público infantil.

Ao todo, 33 alunos, matriculados nos turnos da manhã e tarde, participaram do trabalho, que leva cerca de três meses para ficar pronto. A produção é feita em sala de aula, sendo aprimorada por meio das tarefas e atividades. De forma lúdica e trazendo muitas cores e traços, as páginas narram fatos do cotidiano dos pequenos, reescrevendo outros contos ou trazendo relatos de casa, dos pais e de lugares por onde passaram. “Eles descobrem que podem colocar no papel aquilo que antes era só pensamento”, explica a coordenadora da unidade, Lyza Gennifer Moreira.

Os papais e mamães eram só orgulho. “Ele passou também a escrever e desenhar em casa. Tenho guardado tudo. Estou muito feliz”, contou a dona de casa Josineide Ferreira, mãe do Ícaro Ricardo, um dos autores. A pequena Jhennifer, que é autista, também não conseguia conter a alegria, demonstrando que não existem barreiras para o aprendizado. Conforme a gestora, Gecineide Rodrigues, os alunos vivenciam rodas de leitura, sendo apresentados às fábulas e painéis de imagens.

“É a oportunidade de deixarem registradas as suas próprias estórias”, destacou. A orientação desta edição foi feita pelas professoras Macela Melo e Lidiane Souza. A ideia do folheto já se estendeu a outras unidades da Rede Municipal de Olinda, como no caso da Escola Maria da Glória Advíncula, localizada no Guadalupe, onde o lançamento também ocorreu na última semana. 

Texto: Marcílio Albuquerque // Fotos: Alice Mafra

%d blogueiros gostam disto: