Notícias

Estudantes contam com três plataformas digitais na Rede Municipal

Todas abastecidas por material pedagógico e exercícios

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 21/05/20 às 9:56

Por Pattrícia Viviane 


Neste momento desafiador de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, a Prefeitura de Olinda disponibiliza três plataformas que estão permitindo e otimizando a aprendizagem remota. Todas abastecidas por material pedagógico e exercícios, considerando o planejamento bimestral construído e validado pelos professores da Rede Municipal de Ensino, contemplando componentes curriculares.

O modelo adotado, as ferramentas digitais e as ações produzidas pela Secretaria de Educação de Olinda foram dialogados e pensados com professores, equipes pedagógicas e entidades ligadas à educação visando garantir o maior número de possível de estudantes contemplados ao aprendizado, sem ficarem expostos aos riscos, neste momento de pandemia. 

“O que está acontecendo é um planejamento pedagógico em tempo real. Nunca as escolas tiveram que experimentar tanto, e gestores e professores tomarem decisões tão rápidas”, afirma o secretário Municipal de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva.

Unidades de Ensino como Escola Pastor Conrado, Gregório Bezerra, Dom Azeredo Coutinho, Centro de Assistência Social, Princesa Isabel, Monsenhor Viana, Nossa Senhora de Lourdes, Professora Norma Coelho CAIC, Don Joao Costa, Maria da Gloria Advincula, Monsenhor Fabricio, Ministro Marcos Freire, Prof. Marcolino Botelho, Alexandre José Barbosa Lima, Ana Paula Silva de Albuquerque Pontes Ramos, Sagrado Coração de Jesus, são alguns exemplos de adesão, onde quase 100% de crianças e adolescentes estão conectados.

Ao lançar o Ensino Remoto, a Secretária Executiva de Programas e Políticas Educacionais, prof. Edilene Soares, enfatizou que a estratégia é mitigar os efeitos do distanciamento social na vida das famílias e fazer com que a rotina de estudo e de aprendizado seja garantida neste momento.

PLATAFORMAS – Foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas.

 

São elas:

Plataforma 1- através do link https://educacao.olinda.pe.gov.br publicado na página da Prefeitura, destinada tanto aos estudantes quanto aos professores de todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.

Plataforma 2 – com acesso através do www.dteolinda.com.br/educacao e senha entregue pela direção escolar. Essa plataforma oferece semanalmente exercícios, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 5ºao 9º ano do Ensino Fundamental.

Plataforma 3 – realizada em parceria dessa Gestão com a Fundação Lemann, a plataforma digital SIMPLIFICA, com acesso através do www.amplifica.me/simplifica. A referida plataforma oferece atividades diárias, no formato de trilhas pedagógicas, envolvendo todos os componentes curriculares, para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

%d blogueiros gostam disto: