Estudantes de 18 escolas participam de gincana sobre José Lins do Rego

A competição faz parte do “Fliporto Nova Geração”, um dos eixos da Festa Literária voltado para crianças e jovens

Publicado por: Secom, em: 06/11/13 às 17:30
Equipes vencedoras da competição receberão exemplares de livros das editoras apoiadoras da Fliporto. Foto: Divulgação

Um dos eixos que compõem a programação da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) deste ano é o “Fliporto Nova Geração”, que tem por objetivo promover, entre as crianças e os jovens, o conhecimento sobre os diversos autores abordados durante o evento. Com essa intenção é que será realizada a Gincana “Meu amigo José Lins do Rego”, sobre o escritor homenageado desta edição da Fliporto.

Serão abordadas na gincana as obras “Doidinho”, “Banguê”, “O moleque Ricardo”, “Menino de Engenho” e “Histórias da Velha Totônia”, bem como aspectos da vida pessoal do autor, que poderão ser buscados em qualquer fonte.

Participam da competição 76 estudantes de 18 escolas privadas e públicas, estaduais e municipais. Elas receberam material informativo sobre a vida e a obra de José Lins Rego e estão se preparando para a disputa, programada para o dia de encerramento da Fliporto, 17 de novembro.

As três equipes que se saírem melhor receberão, respectivamente, 120, 100 e 80 exemplares de títulos diversos das editoras apoiadoras; já as equipes que alcançarem o 4º e 5º lugares recebem 50 livros.

A disputa presencial, que acontecerá nos espaços da Fliporto, será precedida de duas etapas classificatórias e eliminatórias. A primeira acontece neste sábado (9/11), a partir das 8h30, na Escola Municipal Duarte Coelho, onde os participantes responderão 60 questões de múltipla escolha. As cinco primeiras colocadas desta fase seguem para a disputa presencial, nos dias 15 e 16/11, na Fliporto, de onde saem as três equipes finalistas.

José Lins do Rego – O escritor foi para muitos o introdutor do tema futebol na literatura brasileira com o romance “Água-mãe”, de 1942. Apaixonado pelo esporte mais popular do país, o escritor viveu por 56 anos, deixando mais de 20 livros publicados, entre romances, crônicas, relatos de viagem, obra infanto-juvenil e memórias. Muitos dos quais, claro, tinham como temática central o futebol e também o regionalismo, que retrata os elementos do ambiente do cultivo da cana-de-açúcar.

Conheça as escolas que participam da Gincana “Meu amigo José Lins do Rego”

• Academia Santa Gertrudes
  • Guedes Alcoforado