Notícias

Estudantes de Olinda aprendem sobre preservação patrimonial

Atividade externa foi realizada em casarão da Rua Bernardo Vieira de Melo, no Sítio Histórico

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 10/12/19 às 17:04

Na Cidade Patrimônio, estudantes da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de aprender sobre as técnicas de restauração de azulejos antigos e a importância da preservação dos prédios históricos. A atividade extra-classe em Olinda, nesta terça-feira (10.12), contou com estudantes da Escola Maria da Glória Advíncula, localizada no bairro do Guadalupe. Os alunos, com idades entre 7 e 9 anos, conheceram o casarão Sociedade Beneficente de Artistas e Operários, que recebe uma intervenção de restauro e educação patrimonial.

O imóvel exibe revestimento em azulejos franceses do século XIX, padrão raro em Pernambuco, sendo capaz de encher os olhos da garotada. O grupo animado, concluintes do 2º ano do Ensino Fundamental, participou de uma sessão de vídeos educativos, além de oficinas de desenho e pintura. De acordo com a coordenadora do projeto, Flávia Sutelo, a iniciativa busca despertar o interesse pelo passado, valorizando o presente. “É uma apropriação da nossa história, com a chance de refletir sobre a arte e sua contribuição na formação do cidadão”, explicou.

A pequena Maria Gabriela, de 9 anos, esbanjava encantamento ao conhecer os processos de fabricação das peças em cerâmica. “Gostei de aprender e de pintar”, contou. O sentimento era compartilhado por Salomão, 8, que desenhava traços livres sobre o azulejo. “Muito legal! Vou contar para os meus amigos”, revelou. Segundo a professora da turma, Cleide Veloso, a atividade beneficia o conteúdo programático. “O saldo é muito positivo. Uma grande soma, onde também podemos trabalhar as disciplinas de história, geografia, entre muitas outras”, ressaltou.

O projeto é realizado com incentivo do Funcultura Estadual, com autorização do IPHAN e do Conselho de Preservação do Sítio Histórico, contando com o apoio da Prefeitura de Olinda. Segundo a organização, na obra serão realizados serviços de conservação e restauração dos ornatos e aplicados, tratamento das esquadrias em madeira e dos gradis metálicos, verificação do sistema de águas pluviais, preservando as técnicas construtivas tradicionais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Sandy James

%d blogueiros gostam disto: