Notícias

Estudantes de Olinda criam cordel contra corrupção

Grupo foi contemplado com passeio na oficina de Brennand

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/12/18 às 11:34

Texto: Pattricia Viviane

Depois de participarem do projeto Educação Contra a Corrupção, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a Secretaria de Educação de Olinda, diversos estudantes do 5º ao 9º ano da rede municipal foram contemplados com um dia cultural na Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand, na Várzea, Recife. Participaram alunos das escolas Elpídio de França, Ministro Marcos Freire, Alberto Torres, Antônio Correia, Coronel José Domingos, Gregório Bezerra, Sagrado Coração de Jesus, Claudino Leal e São Francisco de Assis.

Nesta última, localizada em Águas Compridas, a garotada produziu um cordel contra a corrupção. “Não só analisamos a corrupção política, mas também as questões onde o ser humano procurar tirar vantagens. Em toda fase do projeto houve contação de história, roda de conversas, pesquisas em livros e nas redes sociais”, explicou a professora Sandra Albuquerque de Souza.

Ainda de acordo com ele, os estudantes da São Francisco de Assis trabalharam a construção do gênero textual através da poesia do cordel, baseado no tema Educação contra a Corrupção e suas características. O texto foi construído, inicialmente, em duplas e depois virou um cordel produzido coletivamente. Através do projeto, os estudantes tiveram oportunidade de refletir sobre valores éticos. O pequeno Lucas Henrique de Paula, 11 anos, perguntou a professora: “Tia na hora que a gente está na fila e que um colega passa na nossa frente, isso é corrupção?”.

O Projeto Educação Contra a Corrupção contou ainda com a parceria da  Controladoria-Geral Geral da União, secretarias da Fazenda e de Educação do Estado.  A missão de prevenir a ocorrência de atos de corrupção, conscientizando as crianças e os adolescentes, já passou pelos municípios de Garanhuns e Caruaru, e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

O CIDADÃO E A EDUCAÇÃO

O cidadão não aguenta tanta corrupção

E a gente na miséria em toda nação

Pessoas sem direito

A viver dignamente

Falta emprego, dinheiro e escolas decentes

É tanta decepção por causa da corrupção,

Mas temos uma arma forte

Que é a Educação

Vamos todos, vamos lá

Aprender e ensinar

Para da corrupção ganhar

E o Brasil melhorar.

(Cordel coletivo, 5.º ano da Escola São Francisco de Assis)

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: