Estudantes de Olinda participam de oficinas de xadrez

Festival itinerante vista escolas municipais para incentivar o xadrez como esporte e lazer. O jogo desenvolve a concentração e estimula o raciocínio lógico e matemático

Publicado por: adminolinda, em: 28/11/13 às 11:35
O jogo de xadrez desenvolve a concentração e estimula o raciocínio lógico e matemático. Foto: Tatiana Caputo/Pref.Olinda

Ampliar e incentivar a prática do xadrez através de exposições, aulas rápidas e jogos. Esse é o objetivo do Festival Itinerante de Xadrez nas Escolas Municipais 2013, realizado pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira (29/11), pela manhã, a partir das 9 horas, a ação terá encerramento na Escola Municipal Coronel José Domingos da Silva (Rua Dracena, s/n, Quadra E 9, Ouro Preto), depois de ter alcançado alunos de 15 escolas da rede municipal de Olinda com oficinas de xadrez.

A idéia, segundo o professor de educação física e técnico de xadrez Pedro Botelho, é que estes alunos aprendam a gostar do jogo e sejam multiplicadores nas escolas e nas comunidades. “Além de desenvolver a concentração, o jogo de xadrez estimula o raciocínio lógico e matemático tanto para crianças como para adultos”, explica Botelho.

Durante o festival, estudantes entre 8 e 12 anos de idade aprendem, além de regras do jogo, sobre o xadrez na história, na geografia, na arte e na cultura popular. Também participam de torneios e de um jogo simultâneo, onde um monitor enfrenta dez alunos ao mesmo tempo. O professor também ensina como fazer um jogo de xadrez utilizando papel e tampinhas de garrafas.

A prática do xadrez vem sendo incentivada gradativamente nas escolas da rede. “Já há dois anos que temos mais equipes de xadrez que de futebol participando dos jogos escolares do município. Só no ano passado, foram 14 equipes de xadrez contra 12 de futebol, somando de campo e de salão”, conta o professor.

21 escolas municipais de Olinda já oferecem aulas de xadrez. Foto: Tatiana Caputo/Pref.Olinda

Algumas dessas equipes se destacaram nos Jogos Escolares Participativos de Olinda de 2012. Alunos da escola Maria da Glória Advíncula, do bairro de Guadalupe, por exemplo, foram vencedores na categoria pré-mirim masculina e feminina (até 12 anos), concorrendo com outras escolas públicas estaduais e particulares.

Hoje, 21 escolas municipais já trabalham o xadrez regularmente nas aulas de educação física e, segundo o chefe da Divisão de Educação Física e Esporte Escolar, Ricardo Mendes, o número será ampliado em 2014: “No próximo ano, vamos distribuir para as bibliotecas das escolas uma coleção de livros que ensinam xadrez para crianças e também outro livro para os professores aprenderem e ensinarem. Nosso objetivo é levar o xadrez a 100% da rede.”