Notícias

Estudantes de Olinda recebem material físico para ajudar a reforçar a alfabetização no ensino remoto

Livros possuem uma série de atividades lúdicas

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 08/06/21 às 10:34

Por Pattricia Viviane

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude de Olinda começou a entrega de livros didáticos que fazem parte do Programa Criança Alfabetizada destinada para 4.884 crianças matriculadas no 1º e 2º ano da rede de ensino.

Os livros possuem uma série de atividades lúdicas que os auxiliam no seu desenvolvimento e aprimoramento no mundo da leitura, no cotidiano da escola com objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do ensino fundamental. Além dos estudantes, os professores dessas turmas também recebem um manual de orientação.

Na Escola Municipal Caic – Norma Coelho, a gestora pedagógica da unidade de ensino, a professora Helena Barreto pontuou o benefício da ação “O material é um termômetro para dizer que o quantitativo que as crianças estão avançando nas aulas e se eles estão aqui porque positivamente estão participando das aulas remotas. As presenças dos pais para pegar o material para seu filho é um incentivo para nossos professores continuarem educando, se reinventando nesse processo que é todo novo neste momento de pandemia devido ao Covid-19”, disse.

O programa conta com o apoio técnico de parceiros estratégicos que têm a educação em seu propósito, como Programa Educação Integrada, Fundação Lemann e a Associação Bem Comum. De acordo com a Secretaria Executiva de Políticas e Programas Educacionais, o material é recheado de cultura pernambucana, o professor pode trabalhar de forma interdisciplinar e por ser um material lúdico, a criança aprende brincando, além também de atender crianças com deficiência.

Folheando as páginas do livro Criança Alfabetizada, a dona de casa Silvana Maria Gomes, mãe do pequeno Bernardo (7 anos), disse que o livro tem um conteúdo bastante didático, amplo e explicativo para alfabetização. “Me sinto muito feliz em meu filho receber este material tão bom em uma escola pública”, afirmou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: