Estudantes exibem talento no 1º Festival de Teatro e Dança de Olinda

O evento fez parte do 2º concurso Saúde, Cultura e Arte destinado aos alunos da rede municipal de ensino

Publicado por: Secom, em: 06/06/11 às 9:50
Estudantes apresentam número de dança no festival - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Criatividade e alegria marcaram o 1º Festival de Teatro e Dança das Escolas Promotoras de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE) em Olinda na tarde de quarta-feira (01), no auditório do Espaço Ciência, Parque II, Complexo de Salgadinho. O evento fez parte da premiação do 2º Concurso Saúde, Cultura e Arte, promovido pela Secretaria de Saúde e Educação de Olinda.

Cerca de 90 estudantes assistiram as apresentações de teatro e dança e torceram entusiasmados pelas suas escolas. Com a temática deste ano Saúde e Meio Ambiente, na qual o conceito de saúde se expande aos cuidados com o meio ambiente, cinco escolas apresentaram números de dança; e quatro mostraram peças de teatro, todos voltados para o tema poluição.

O objetivo do Concurso foi estimular a participação popular na construção das políticas públicas, entendendo que esta é uma ferramenta que traz resultados que poderão impactar em mudanças, abrindo espaço para garantir a melhoria na qualidade de saúde da população. Nessa perspectiva, o PSE busca fortalecer os vínculos entre educação e saúde, envolvendo diferentes atores nesse processo.

A comissão julgadora, formada por profissionais da área, representantes da Saúde e da Educação, pais, familiares e convidados, escolheram os vencedores. Na modalidade dança, em 1º lugar foi a escola municipal Izaulina de Castro, com a música “Absurdo”; em 2º, a Escola Municipal Monte Castelo, com o “Xote Ecológico”; e em 3º, a Escola Municipal Centro de Assistência Social, também com o “Xote Ecológico”.

Já no teatro, em 1º lugar ficou com a Escola Municipal Dona Brites, com a peça “O boizinho no meio da poluição”; em 2º, a Escola Municipal Izaulina de Castro com “amor e poluição”; e em 3º, a Escola Municipal Antônio Correia com a peça “Lixo também é luxo”.

A coordenadora do PSE/Olinda, Josilene Félix, destacou a importância do evento. “Precisamos cuidar bem da gente. A proposta é que escolares, familiares, profissionais da educação e profissionais da saúde envolvidos no programa possam expressar seus conhecimentos através de manifestações artísticas e culturais, de acordo com a temática sugerida”, enfatizou.