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Estudantes participam do encerramento das oficinas preparatórias do Enem

Evento acontece na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos na tarde desta quarta-feira (27)

Publicado por: Secom, em: 26/10/10 às 18:21
Simulado das Oficinas Preparatórias para o Enem

No último dia 17 de outubro, aconteceu o simulado geral para os alunos que participaram das oficinas preparatórias - Foto: Ádria de Souza/Pref. Olinda

Acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, a solenidade de encerramento das Oficinas Preparatórias para o Enem. Na ocasião, os alunos concluintes receberão um certificado final de participação no projeto.

As aulas tiveram início no dia 17 de maio, com uma solenidade de abertura no Teatro Beberibe, Centro de Convenções. Participaram desta aula inaugural cerca de 450 jovens selecionados para as oficinas.

Durante cinco meses, os estudantes selecionados receberam 180 horas de aulas ministradas por 80 alunos concluintes da FUNESO de Olinda. Todos os participantes receberam gratuitamente material didático, oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das disciplinas abordadas durante o curso (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Naturais e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Português Símbolos e suas Tecnologias, Redação e Participação Cidadã).

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, e da FUNESO.

No último dia 17 de outubro, aconteceu na FUNESO, campus de Olinda, o simulado geral para os alunos que participaram das oficinas preparatórias. Foram aplicadas 70 questões das disciplinas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Naturais e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Português Símbolos e suas Tecnologias e uma Redação com o tema: O individuo frente à ética nacional.

Enem

O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério de Educação (MEC) para avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro.

A partir de 2009, o Enem foi reformulado para que o exame pudesse ser comparável a tempo e abordasse diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo do Enem é aplicar quatro grupos de provas em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame foi composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo Redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

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