Notícias

Festival de Saberes reúne comunidades de Olinda para apresentações artísticas

Com o tema Negritude e Território, evento realizado nesta segunda-feira (17) teve capoeira, samba e maracatu

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/12/18 às 16:49
Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

Muitas crianças e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acompanharam, na tarde desta segunda-feira (17), o Festival de Saberes, que neste ano teve o tema “Negritude e Território”. A festa foi realizada em frente ao Palácio dos Governadores, no Varadouro. Apresentações de samba, capoeira, maracatu e muito mais encantaram os presentes. O evento teve o objetivo de trazer cultura de paz, dizendo não ao bullyning, combatendo o racismo e o preconceito.


Promovido pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, o festival faz parte da programação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da política de Assistência Social pertencente à proteção social básica. Ele atende pessoas de diferentes etapas da vida, como crianças, adolescentes e idosos.

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda


“Estamos nos bairros de Rio Doce, Salgadinho, Peixinhos, Aguazinha, Alto Sol Nascente, Alto da Conquista, Jardim Atlântico, Monte, Salgadinho, Varadouro, Ouro Preto, Fragoso e Tabajara. Então, é um momento ímpar para todos nós. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos pelo trabalho. Ótimo 2019 a todos”, desejou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.


Marcaram presença ao evento entidades como a Associação Nossa Voz em Ação; Instituto Espírita Allan Kardec; Lar Ceci Costa; Centro Educacional, Social e Cultural Shekiná; Creche Escolar Trancredo Neves; Associação Espírita Lar Transitório de Christie; Centro de Assistência Social Sandra Moraes. O SCFV atende hoje 1291 usuários, sendo 1169 crianças e adolescente e 122 idosos.


“Trazemos instituições da sociedade civil em parceria com o município. Devemos fazer cada vez mais pelos idosos e crianças da cidade, são o nosso patrimônio. É muito importante termos essa parceria com entidades que fazem esse serviço de convivência em Olinda. Apesar de todas as dificuldades que temos no Brasil neste campo de assistência social, destacamos essa equipe guerreira que está fazendo o máximo, que é a de Assistência Social. Vamos seguir em 2019, com o espírito ‘mais com menos’, trabalhando pelos Direitos Humanos”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Odin Neves.

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda


Um dos destaques das apresentações foi o jovem Allef Prince de Oliveira, de 7 anos, morador da Quarta Etapa de Rio Doce. O pequeno capoeirista do grupo de Mestre Grillo, o “Arte Malícia”, mostrou desenvoltura e personalidade. “Faço capoeira desde os cinco anos e não tenho vergonha de me apresentar na frente da multidão. Gosto dessa arte, que também serve como defesa”, destacou o jovem.


A programação:
Entidade – Oficina ou apresentações

Ceci Costa – Turbante e percussão
Shekiná – Instrumento musical com material reciclado e roda de samba Um abraço negro
Lar Transitório – Capoeira
Monte – Confecção de decoração natalina com material reciclado
Nossa Voz – Abayomis e apresentação sobre o dia da negritude
Sandra Moraes – Flores de Material Reciclado e coral Cultura de Paz
CRAS 05 – apresentação de Coral de Libras
CRAS 07 – Peça teatral

%d blogueiros gostam disto: