Notícias

Fliporto 2011: evento acontecerá novamente em Olinda

A Cidade Patrimônio recebe a sétima edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Tema deste ano será 'Literatura Oriental' e terá o escritor Gilberto Freyre como homenageado

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 27/04/11 às 12:58
Lançamento da Fliporto 2011. Foto: Márcia Lira

Lançamento da Fliporto 2011. Foto: Márcia Lira

Se em 2009 foi a vez da influência ibérica e, em 2010, da presença judaica, nesta edição a Fliporto 2011 irá fazer uma verdadeira viagem ao Oriente. O evento, que será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro, em Olinda, irá trazer escritores, pensadores e acadêmicos que lidam diretamente com a questão da identidade do Oriente e suas intersecções.

“A Fliporto foi um grande presente para Olinda. É um evento consagrado e conhecido no Brasil inteiro, que encaixou muito bem na cidade. Olinda emprestou seu charme para a festa literária”, explicou o prefeito Renildo Calheiros. De acordo com o prefeito, a pretensão da prefeitura é construir um teatro no Sítio Histórico para dar melhor suporte a eventos dessa natureza. “A organização contará com todo o empenho e esforço da nossa equipe”, completou.

Segundo o coordenador geral da Festa, o advogado e escritor Antônio Campos, esse é o momento ideal para entendermos a ligação do Brasil com o pensamento oriental. “Queremos fazer um verdadeiro apanhado da literatura do Oriente. Dialogar com o que há de melhor nessa filosofia e brindar todos os escritores brasileiros que fizeram essa viagem de conhecimento e redenção”, aponta.

O homenageado deste ano será o escritor pernambucano Gilberto Freyre, que em 2011 comemora o cinquentenário das viagens que realizou à África, Portugal e aos países do Oriente, resultando no lançamento do título “Aventura e Rotina”, um belo diário de viagem publicado dois anos depois.

O jornalista e escritor Mario Helio Gomes é quem assina a curadoria literária da festa, que trará escritores como Derek Walcott (Santa Lúcia, Caribe), Fernanda de Camargo-Moro (Brasil), Tariq Ali (Paquistão), José Roberto Teixeira Leite (Brasil), Joumana Haddad (Líbano), Ryoki Inoue (Brasil) e Abdel-Bari Atwan (Palestina). Neste ano a Fliporto mantém a atuação de seus diversos polos com a Fliporto Criança, o Cine Fliporto, a Fliporto Digital e a Fliporto Gastronomia.

Todas as informações sobre a Fliporto estarão disponíveis no endereço eletrônico www.fliporto.net

%d blogueiros gostam disto: