Notícias

Gestores de educação se reúnem para debater índices do MEC

Encontro foi realizado nesta quinta-feira (13), no Teatro Bonsucesso

Publicado por: Secom, em: 13/09/18 às 18:50

Fotos: Bruna Costa/ Prefeitura de Olinda

Professores e diretores da rede municipal se reuniram, nesta quinta-feira (13), para avaliar e discutir os índices do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise mede o nível da educação pública e aponta o desempenho dos municípios. Este ano, os resultados foram divulgados no último dia 3 de setembro e as escolas da rede municipal de Olinda mantiveram o crescimento na avaliação, comparando o resultado entre os anos de 2015 e 2017. A reunião foi realizada no Teatro Bonsucesso, localizado no bairro de mesmo nome.

Das 60 unidades de ensino do município que oferecem educação dos anos iniciais, 31% ultrapassaram a meta estabelecida pelo MEC, que foi de 4,9. O destaque ficou por conta da Escola Ebenézer Gueiros, localizada em Rio Doce, que obteve a nota 6,2. As mesmas escolas do ensino fundamental (1º ao 5º ano) obtiveram indicadores, em 2015, de 4,0 e saltaram em 2017 para 4,5. Nas dos anos finais, a mesma comparação ficou em 3,5 em 2015 e evoluiu para 3,7 em 2017.

“Nosso encontro é para discutir esses números do Ideb, mostrar o que deu certo, conversar sobre o que podemos melhorar, apresentar o case da Ebenézer Gueiros, que foi muito bem-sucedido. Também realizamos projeções para o próximo triênio, para melhorar, cada vez mais, o ensino e a aprendizagem em Olinda”, destacou a diretora de ensino de Olinda, Leidjane Batista.

Os números retratam o conjunto de ações que a atual gestão vem implementando na área da educação, com o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem e investindo na valorização do corpo docente. O prefeito, Professor Lupércio, já entregou 10 escolas requalificadas e mais oito estão recebendo melhorias na estrutura física. Além disso, foi implantado, em medida inédita, o modelo de ensino integral na cidade.

Pular para o conteúdo