Notícias

Governo e sociedade civil se reúnem em Olinda para planejar o futuro das cidades da RMR

Audiência Pública é a primeira de uma série de encontros para tratar de projetos estruturantes

Publicado por: Redação da Secom, em: 17/06/19 às 13:42

Reunidos em Olinda, nesta segunda-feira (17.06), profissionais do planejamento urbano, moradores e representantes de diversos setores da sociedade civil discutiram o futuro das cidades da Região Metropolitana. Este é ponto de partida para uma série de audiências públicas, com o enfoque na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O prefeito, Professor Lupércio, ao lado do vice-prefeito, Márcio Botelho, promoveu o início dos trabalhos. O instrumento terá o papel de estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento territorial estratégico e os projetos estruturantes em toda a região.

“A nossa população só tende a crescer e este plano busca estabelecer a melhoria nas suas principais demandas. Olinda assume um papel relevante ao iniciar esta discussão, estando voltada à construção de uma cidade melhor para as pessoas”, ressaltou Lupércio. Entre as autoridades presentes, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que destacou a amplitude da cidade. “Estamos falando da sétima maior densidade demográfica do País, impactando na vida de cerca de 400 mil habitantes”, lembrou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e a diretora da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Condepe-Fidem), Sheilla Pincovsky, também compuseram a mesa, ao lado de parlamentares. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, André Botelho, a projeção para o futuro é algo fundamental. “As cidades precisam se planejar de maneira integrada, pensando no cotidiano de quem mora, estuda e trabalha em municípios distintos”, ressaltou,

De acordo com Estado, o PDUI servirá como referência para a junção das políticas públicas e investimentos programados. Todas as propostas podem ser acompanhadas pela internet, por meio do site: pdui-rmr.pe.gov.br. Além de Olinda, participam de sua construção os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Marcílio Albuquerque / Fotos: Ana Alencar

 

%d blogueiros gostam disto: