Notícias

Gravidez na adolescência é tema de seminário em Olinda

A meta é promover a redução da gravidez recorrente na adolescência

Publicado por: adminolinda, em: 19/03/10 às 18:11
Gravidez na adolescência. Foto: Maíra Morais

Foto: Maíra Morais

De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2009, cerca de 19,5% do total de gestantes de Olinda são adolescentes. Com base nesse elevado índice, a Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), resolveu realizar o Seminário de Acolhimento da Gravidez na Adolescência, a ser realizado nos dias 22, 23 e 24/03, no auditório do Flat Quatro Rodas, das 9h às 17h.

“Já estamos com técnicos da OPAS visitando nossas maternidades para conhecer o trabalho que é realizado hoje pelas equipes que fazem o atendimento”, explicou Tereza Miranda, secretária de Saúde de Olinda. Durante o seminário, o trabalho dos consultores que vieram do Peru e do Equador será capacitar as equipes das maternidades para um modelo de atenção diferenciado às adolescentes . O eixo temático da programação é adolescência como construção social, atenção integral de adolescentes e serviço de saúde amigável.

“A meta é promover a redução da gravidez recorrente na adolescência”, completa Tereza Miranda. Estima-se que no Brasil, 40% das adolescentes tornam a ficar grávidas ainda na adolescência. Esta gestação é considerada de risco, podendo ocasionar prematuridade, baixo-peso ao nascer, mortalidade materna e neo-natal, além de impactar fortemente na vida sócio-econômica e familiar desta adolescente.

%d blogueiros gostam disto: