Notícias

História da África na festa da Consciência Negra

Evento realizado nesta quinta-feira (19) integra as atividades comemorativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, em Olinda

Publicado por: Secom, em: 20/11/09 às 10:26
Aulão sobre a história da África - Foto: Chico Santiago

Aulão sobre a história da África - Foto: Chico Santiago

Uma tenda armada na Praça do Rosário dos Homens Pretos, bairro do Bonsucesso, em Olinda, serviu de palco hoje (19) para um “aulão” sobre a História da África. Na platéia, 70 adolescentes do Projovem de Olinda, um dos programas socioassistencias desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura de Olinda, seguiram atentos as explicações do professor Alexandre Costa.

Durante uma hora, o professor dialogou com os jovens sobre o significado do Dia Nacional da Consciência Negra e o papel dos africanos na formação da Nação brasileira, tanto do ponto de vista econômico, como mão de obra nos engenhos de cana-de-açúcar, quanto do ponto de vista cultural. A resistência dos negros ao sistema escravagista, com destaque para a criação dos quilombos e a morte de Zumbi dos Palmares também foram temas do aulão/debate, considerado pelo professor Alexandre Costa como “uma troca de conhecimentos”, entre ele e os adolescentes.

Da programação da Semana da Consciência Negra, em Olinda, consta ainda a realização nesta sexta-feira (20) de grande marcha pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, com a participação de representantes de diversas entidades do movimento negro de Pernambuco. A concentração está marcada para as 14h, no Parque do Carmo/Olinda.

%d blogueiros gostam disto: